Empreendedor? Veja 6 ferramentas de negócios para pequenas e médias empresas!!
Publicado em 06/02/2024
As metodologias e estratégias mais usadas para profissionalizar a gestão de pequenas e médias empresas
Fonte: Itaú Empresas 11/12/2023
Conheça algumas das principais ferramentas que podem ajudar empreendedores a tomarem decisões mais objetivas
De acordo com o último levantamento feito pelo IBGE, cerca de 48% das empresas brasileiras fecham as portas nos primeiros dois anos. Entre os principais motivos por trás da alta taxa de mortalidade, estão fatores ligados à falta de conhecimentos de gestão.
“Os fundamentos em metodologias e ferramentas são muito importantes para os empreendedores, pois oferecem uma base sólida para tomar decisões estratégicas, melhorar a eficiência operacional, compreender o mercado, inovar e alcançar o sucesso nos negócios”, afirma Bruno Machado, diretor de negócios do Itaú empresas.
Da elaboração do plano de negócio às matrizes de administração de tempo, conheça algumas das principais ferramentas que podem ajudar empreendedores a tomarem decisões mais objetivas e eficientes.
1 - PLANO DE NEGÓCIOS
Considerado o primeiro passo para a criação de uma empresa, o plano de negócios é uma ferramenta essencial para determinar a viabilidade financeira e o potencial de retorno de ideias de empreendedores. Os pontos principais da elaboração do documento incluem a análise do público-alvo, o estudo de concorrentes, estratégia de marketing, definição de estrutura operacional e o levantamento de recursos necessários para tirar ideias do papel.
2 - CANVAS
Popular entre startups, o Business Model Canvas (ou Quadro de Modelo de Negócios) pode ser um bom aliado para criar ou repaginar produtos e serviços. A metodologia oferece um mapa visual que organiza as relações entre os principais elementos de novos projetos. “Trata-se de uma ferramenta útil para criar, entender e comunicar um modelo de negócios de maneira concisa e fácil de compartilhar”, diz Machado. Veja abaixo um exemplo.
3 - ANÁLISE SWOT
Indicada para calcular o potencial de risco do negócio, a análise SWOT (também chamada FOFA, na sigla em português) é baseada na análise das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças que rodeiam a operação da empresa. Os quadrantes de “forças” e “fraquezas” estão relacionados a fatores internos, enquanto os de “oportunidades” e “ameaças” estão ligados a variáveis externas.
4 - NPS (NET PROMOTER SCORE)
O NPS (Net Promoter Score, na sigla em inglês) é uma ferramenta eficiente para avaliar a satisfação de clientes ao longo de suas jornadas de compra, do atendimento inicial ao pós-venda. O índice é calculado a partir de pergunta simples: “Em uma escala de 0 a 10, o quanto você recomendaria essa empresa para um amigo?”. A partir da média registrada pelas respostas, é possível definir o grau de engajamento de três perfis de consumidores — e traçar as estratégias necessárias para fidelizar cada um deles.
5 - MATRIZ DE EISENHOWER
A Matriz de Eisenhower é considerada uma das mais simples e eficazes ferramentas de gestão de tempo. A partir de quatro níveis de urgência e importância, o modelo ajuda a identificar as tarefas que demandam atenção pessoal e ação imediata — ou que podem ser descartadas e delegadas para as equipes e colaboradores de confiança.
6 - GESTÃO À VISTA
Modelos de gestão à vista são baseados no compartilhamento dos principais dados do negócio (como vendas e faturamento) para todas as áreas da empresa, em tempo real. A visualização desses indicadores pode ser feita por painéis internos ou pela contratação de sistemas de gestão acessíveis para diversos níveis de colaboradores. “Trata-se de uma maneira eficiente de promover a transparência e a colaboração entre as equipes”, afirma Machado.
Apesar de importantes e eficientes, cada uma das ferramentas listadas tem mais ou menos relevância de acordo com o negócio e o perfil do empreendedor. O importante é conhecer os conceitos de cada uma e aplicá-las de acordo com a necessidade de cada momento. Mais relevante do que tentar abraçar todas, é saber discernir quais delas podem fazer a diferença na gestão do negócio.
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