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Comunicação assertiva: 5 big ideias para você desenvolver a competência e ter mais resultados em 2024! |
Publicado em 15/12/2023 |
Comunicação assertiva: 5 big ideias para você desenvolver a competência e ter mais resultados em 2024!
Autora: Luana Lourenço by LinkedIn
Quando chega o fim de ano, você costuma fazer reflexões sobre metas e desafios alcançados e o que pode ser planejado para que o ano seguinte seja ainda mais próspero?
Quero dizer que essa é uma excelente ação, especialmente quando diz respeito à carreira profissional. É muito importante colocar no papel o que é necessário fazer para direcionar melhor sua trajetória rumo ao sucesso. Nesse sentido, quero revelar um dos pontos que mais me chamam atenção e faz a gente refletir sobre a relevância por se provar fundamental no desenvolvimento e sucesso na carreira profissional de inúmeras pessoas: a comunicação assertiva. Neste ano, a Robert Half e a ZipRecruiter - duas das mais renomadas empresas de consultorias que trabalham com recrutamento e seleção - decidiram se reunir para discutir assuntos relacionados à área em que elas atuam, e descobriram que a competência mais desejada no mercado de trabalho é a comunicação assertiva.
E por quais motivos? As duas consultorias explicam:
1. primeiro: os modelos flexíveis de trabalho que demandam, cada vez mais, desse tipo de comunicação mais efetiva e assertiva;
2. segundo: a diversidade de público que, a cada dia, está maior dentro das organizações. Além de agregar valor às empresas (por conta de responsabilidade social), a diversidade exige das companhias uma melhor capacidade de transmitir mensagens de maneira clara, segura e baseada no respeito pelo outro. Afinal, é bastante desafiador nos comunicarmos com quem é diferente da gente. Concorda?
Existe, ainda, uma segunda fonte que também explica os motivos pelos quais a comunicação assertiva é essencial para o sucesso da carreira: o relatório do World Economic Forum chamado \"The Future of Jobs Report 2023\" ou o \"Futuro do Trabalho 2023\".
O documento aponta que o comportamento é mais relevante do que o conhecimento técnico do profissional dentro do mercado de trabalho. E que algumas habilidades são e vão continuar sendo importantes para o sucesso da carreira do profissional do futuro, como:
🔸pensamentos analítico e criativo;
🔸 resiliência
🔸motivação
🔸flexibilidade
🔸autoconsciência
🔸curiosidade
🔸empatia
🔸escuta ativa
🔸liderança
🔸influência social
Sabe por que fiz questão de citar esses pontos que estão presentes no relatório? É que alguns deles são fundamentais para o desenvolvimento da comunicação assertiva. E é exatamente sobre isso que vou explicar neste artigo: como exercer essas habilidades para melhorar a comunicação e alcançar êxito na carreira profissional em 2024.
Vamos juntos rumo ao sucesso? As 5 big ideas para desenvolver a comunicação assertiva
1 - 1️⃣Resiliência ou antifragilidade
É como você lida com as adversidades de uma maneira positiva e, portanto, eficaz. Entendo que a resiliência está ligada à maturidade que faz com que a gente encare as dificuldades como uma forma de aprendizagem e crescimento.
Certa vez, uma executiva de marketing, que mentorei neste ano, me procurou porque gostaria de deixar a empresa onde trabalhava. A profissional havia recebido um desafio para assumir uma área diferente da que atuava, e desejava se desenvolver para, em breve, sair do atual emprego.
Começamos a trabalhar o bom e velho autoconhecimento e, também, o autodesenvolvimento. Durante esse processo, uma surpresa: a executiva foi percebendo que existia um erro no processo inicial de comunicação entre ela e seu diretor, e que o equívoco partia dela mesma. A comunicação não era assertiva.
A profissional entendeu, portanto, que não havia necessidade de busca por um novo lugar no mercado. O que ela precisava era enxergar a situação de uma maneira diferente e melhorar a interação com o outro, para que pudesse resolver as dificuldades que eram dela. A resiliência ajudou a executiva a perceber a mudança que deveria fazer nela mesma. Ou seja, uma mudança de dentro para fora.
No fim do processo, minha mentorada não procurou um novo emprego, melhorou o relacionamento dela com seu líder - através do desenvolvimento de uma comunicação mais eficaz - e consolidou-se na diferente área que ela havia assumido na empresa.
Interessante como praticar a resiliência ajuda no desenvolvimento de uma comunicação assertiva e no crescimento em ambientes de trabalho, não é mesmo?
2 - 2️⃣Flexibilidade
Não é uma surpresa dizer que, hoje, muitos profissionais do mundo corporativo querem trabalhar com mais flexibilidade. O formato remoto - que ganhou visibilidade e mais adeptos com a pandemia - proporcionou o aumento desse desejo de ter mais autonomia; e a busca por empresas mais flexíveis tornou-se uma realidade.
Entretanto, existe um desafio. Uma grande amiga minha, Sylvia Hartmann, especialista em modelos de trabalhos mais flexíveis em empresas, publicou um artigo sobre ideias para estruturar formatos para trabalhar com mais flexibilidade. No texto, ela relata ter notado uma espécie de regresso no mundo corporativo: o desejo das empresas de voltarem à forma presencial de atuação. E esse modelo, de acordo com a especialista, está gerando uma \"queda de braço\" entre as corporações e os colaboradores que querem trabalhar com mais flexibilidade e autonomia.
A Sylvia também mostra, no artigo, um dado interessante: empresas que se estruturaram para o formato home office tiveram um aumento de receita de 21%, entre 2020 e 2022. Claro que os números são relativos porque eles vão depender muito do segmento de cada organização. Mas fato é que a flexibilidade é uma questão muito importante nos dias de hoje. E, para crescer na carreira, é necessário entender que esse ponto é um novo padrão no mundo do trabalho.
Nesse momento, você deve se perguntar: o que isso tem a ver com comunicação assertiva? Tudo! Sabe por quê?
Muitas vezes, o processo de adaptação, de mudança para esse novo formato, gera incômodo. E esse mal-estar faz com que você, sem perceber, se comunique de maneira truncada, o que pode, inclusive, contaminar uma equipe caso você esteja em uma posição estratégica dentro de uma empresa.
Então, reflita sobre este ponto: de zero a 10, como anda sua flexibilidade e o que você pode fazer para melhorar esse tópico?
Você vai perceber o quanto essa questão vai ajudar nos seus desenvolvimento e crescimento profissionais.
3 - 3️⃣Empatia
É fundamental entender que empatia não é compaixão.
Vou dar um exemplo: estou em um processo de mentoria com uma executiva que está passando por um momento de maturação dentro da empresa onde trabalha.
Essa profissional foi promovida e começou a perceber que a nova posição não é tão colaborativa quanto a antiga. É uma função mais \"solitária\", o que incomodou a profissional: ela começou a achar que estava sendo boicotada e, por consequência, passou a se vitimizar. Obviamente, nesse contexto, a comunicação entre a profissional e as pessoas com quem ela lida diretamente não estava nada eficaz. Não existia uma comunicação assertiva entre elas.
Iniciamos, assim, um exercício de empatia: tentar entender o que estava acontecendo com as pessoas envolvidas nesse processo. Como é a posição desses profissionais que ela acreditava fazer o boicote? Quais são as responsabilidades dos parceiro(as) de liderança dela? E o que minha mentorada faria se estivesse no lugar deles? Foi a partir daí que ela percebeu que, de fato, a área assumida era nova e, de certa forma, impactava em outros setores. Portanto, gerava conflitos. Mas o ponto fundamental é que esses incômodos não eram algo pessoal.
Muitas vezes é necessário ter maturidade para entender que as dificuldades nem sempre serão por \"sua causa\", não estão relacionados a você, especificamente. Por isso, nesse momento, é preciso tentar fazer o exercício de empatia, se perguntar \"o que pode estar acontecendo com o outro?\", mudar seu comportamento, sua forma de comunicar para que suas atitudes influenciem positivamente o outro.
Essa executiva está, cada vez mais, se desenvolvendo como líder e melhorando a comunicação com ela mesma, o que está impactando de forma positiva o comportamento de sua equipe, de outros líderes que trabalham diretamente com minha mentorada e mais: com a família dela.
Sim, é um ciclo virtuoso e o sucesso é garantido!
4 - 4️⃣Escuta ativa
Essa importante habilidade auxilia líder e profissional a perceberem a comunicação do outro. Mas não só pelo que o emissor da mensagem diz; também pela expressão, pelo contexto, pelo entonação da voz.
Quando essa percepção acontece, fica mais fácil ter uma comunicação mais assertiva e chegar a uma resolução de problemas com mais efetividade e criar um ambiente de trabalho mais produtivo, pró-ativo, empático e, portanto, saudável.
No artigo “Comunicação assertiva: por que essa competência pode mudar o seu jogo”, falo muito sobre o fato de a comunicação ser sobre o outro. Muitas vezes, ficamos ansiosos para dizer o que precisamos e, com isso, deixamos de escutar o outro atentamente. Isso é um desperdício para a construção das relações interpessoais - tão importantes em um ambiente de trabalho - e também dos nossos recursos finitos: tempo, dinheiro e energia.
Para seu sucesso profissional, minha sugestão é: quando for participar de uma reunião ou outra situação que envolva pessoas e conversas, tente perceber aquilo que não está sendo dito. Esse processo vai fazer com que você desenvolva melhor sua escuta ativa e, por consequência, tenha uma melhor comunicação com o outro.
5 - 5️⃣Influência
Qual o legado que você quer deixar para sua carreira? Pelo que você quer ser lembrado daqui a anos? Quais são seus valores?
Muitas questões, não é? Mas elas são pertinentes e fazem parte do processo que permeia o sucesso profissional. O motivo? Nosso comportamento influencia outras pessoas, um ambiente, o tempo todo. Seja de forma positiva ou negativa.
Trabalhei em diversas empresas onde tinham líderes que não apresentavam bons comportamentos. Alguns deles eram, inclusive, tóxicos, o que impactava no ambiente de trabalho. O mais engraçado é que, quando esse tipo de líder saía da função e outro assumia o cargo, os comportamentos errôneos continuavam - mesmo que o substituto não compartilhasse das mesmas características do líder tóxico. É a influência!
A inspiração traz uma necessidade de perceber qual é o nosso propósito como pessoa e profissional; qual é o nosso contexto; quais são as influências que estamos recebendo no nosso dia a dia e que não estão sendo positivas e que são do outro.
Entenda o que você quer deixar de exemplo para o outro e pense no seu poder de influência e nas influências que você tem recebido.
Desafio que vale a pena!
Desenvolver habilidades é, sim, desafiador. Mas dá certo! Principalmente quando você está aberto a aprender.
E, mais uma vez, esse aprendizado começa de dentro para fora, com a construção do autoconhecimento que vai ajudar você a se perceber primeiro como ser humano e, em seguida, como profissional.
Nesse contexto, você consegue aprimorar sua forma de se comunicar e, por consequência, ampliar e melhorar seus relacionamentos dentro e fora da empresa também.
Tente fazer esse movimento, para que o ano de 2024 seja mais próspero na sua carreira profissional. Tenho certeza de que vai valer a pena!
* Sobre Luana Lourenço luana@assertivacarreira.com.br Mentora Carreira, Especialista em Comunicação, Professora de MBA
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