Inteligência realmente artificial: Relevância para os Negócios e Vida Pessoal do Gestor e Empreendedor!!!
Publicado em 21/07/2023
Não resta dúvida da importância das novas tecnologias digitais para a vida moderna, mas nada melhor do que saber fazer uma boa pergunta, buscar fontes, saber criticar e ter autonomia pelo seu próprio raciocínio
FONTE: ÉPOCA NEGÓCIOS 29/06/2023 Por Hugo Tadeu é diretor do Núcleo de Inovação e Empreendedorismo da FDC e senior advisor da Deloitte.
A tese de doutorado de Alan Turing deveria ser leitura obrigatória para todos os interessados em entender sobre inteligência artificial, realmente bem artificial e menos sofisticada como muitos imaginam. O texto publicado pelo brilhante matemático e pesquisador trata de temas como solução de problemas, lógica, teste de hipótese e o propósito para o uso de máquinas computacionais. Ao longo de mais de 78 páginas e inúmeras formulações matemáticas, talvez o maior destaque seja para o final do documento, com a sugestão necessária para a supervisão de máquinas. Traduzindo: a intervenção humana sempre é necessária em modelos computacionais.
Basta ser curioso e voltar no tempo. Isto é, a inteligência artificial deveria estar no livro dos recordes, como uma das maiores genialidades de marketing de todos os tempos, já sabendo que esta frase poderá causar controvérsia entre os amantes dos computadores. Entendendo o básico das formulações de modelos matemáticos e ditos artificiais, tem-se um conjunto de sofisticados modelos estatísticos, além de poderosos computadores funcionando para o tratamento de dados. Mais nada.
Outro tema polêmico. Pensar em empregos repetitivos em que máquinas podem substituir o trabalho humano não é assunto novo. Aliás, dados de pesquisas recentes conduzidas pelo Núcleo de Inovação e Empreendedorismo da Fundação Dom Cabral (FDC) destacam que inúmeras atividades rotineiras podem ser substituídas por robôs. No entanto, em nenhum momento foi citado que a beleza da criatividade humana poderia ceder lugar para uma máquina.
Se voltássemos no tempo, uma grande empresa de tecnologia dos Estados Unidos fez um grande barulho no mercado internacional quando da vitória do seu computador inteligente versus um dos maiores jogadores de xadrez de todos os tempos. Por um minuto, basta parar e pensar. O jogo citado em si nada mais é do que um conjunto de regras estatísticas e probabilidade básica. Logo, ensinar um computador a fazer as contas deste jogo seria até covardia contra o brilhante jogador humano.
No entanto, seguindo todo um contrassenso, coube ao campeão mundial de xadrez iniciar uma série de jogadas nada inteligentes para o computador não entender o sequencial esperado e perder uma série de partidas. Isto já traz uma importante pista, com rastro de criatividade, genialidade e curiosidade humana, algo que as máquinas nunca farão.
Aliás, o tema quente do momento é o ChatGPT, dito como algo revolucionário em matéria de inteligência e dados. Permita-me novamente discordar. Os estudos conduzidos no MIT para o desenvolvimento de tradutores de idioma, entre inúmeras outras pesquisas conduzidas em Stanford, geraram o que hoje conhecemos como tecnologia generativa. Quem não lembra da ELISA? Em um bom português, tem-se um grande produtor de plágios, com dados sendo tratados, correlacionadas e gerando textos ditos brilhantes.
Brilhante mesmo seria a genialidade de artistas, cientistas, engenheiros, médicos, designers, professores e tantos outros profissionais da vida cotidiana, com a capacidade única para entender contextos complexos, relacionar dados e, em muitos casos, gerar soluções brilhantes. Não resta dúvida da importância das novas tecnologias digitais para a vida moderna, longe de querer ser saudosista de qualquer tempo da nossa história. No entanto, nada melhor do que saber fazer uma boa pergunta, buscar fontes, saber criticar e ter autonomia pelo seu próprio raciocínio. Vale a pena o debate e a reflexão dos caminhos que estão sendo direcionados por aí.
*** Soluções apoiamos Profissionais e Empreendedores, Consulte:
* ENGENHARIA & ARQUITETURA: Projetos, ART/RRT, Obras e Reformas em Geral
* DESPACHANTES DOCUMENTALISTAS: Processos Administrativos, Cartórios e Repartições
* LEGALIZAÇÃO EM GERAL TODOS OS ÓRGÃOS: Empresas, Pessoas Físicas e Todo Tipo de Imóvel
* PERITOS AVALIADORES JUDICIAL/EXTRAJUDICIAL: Para Empresas, Negócios & Imóveis em Geral
* CONTADORES e AUDITORES: Contábeis, Fiscais e Tributários (Recuperação de Impostos)
Envie sua Questão para jrpimentel@jrpimentel.com.br ou Telefone e WhatsApp (21) 4102-0827