Você é RESILIENTE? Veja 5 características essenciais dos mais aptos a enfrentar as adversidades profissionais
Publicado em 24/11/2022
Fonte: Revista Época RENATA TURBIANI 01 SET 2022
Pandemia, inflação, guerra, polarização. Diante de um cenário tão turbulento como o que temos vivido nos últimos dois anos, a resiliência tem sido uma das qualidades mais exigidas das pessoas, em especial, no trabalho. Mas como permanecer resiliente à medida em que os desafios continuam chegando?
Um recente estudo global sobre o tema, realizado com 26 mil pessoas em 25 países pelo ADP Research Institute, indica características-chave compartilhadas pelos funcionários mais resilientes. Ao serem reforçadas pelos líderes, essas qualidades podem tornar estes profissionais mais engajados e mais aptos a suportarem as adversidades e se adaptarem a situações difíceis.
Confira a seguir quais são os 5 atributos essenciais dos trabalhadores altamente resilientes. As informações são do portal Inc.
1. Confiam nos colegas
Segundo Marcus Buckingham, chefe do ADP Research Institute, quando se trata de construir equipes altamente resilientes, confiança é tudo. Para isso, é fundamental que os líderes evitem estimular comportamentos tóxicos como bullying e discriminação.
“Psicologicamente, é mais fácil nos engajarmos em nosso trabalho quando não temos que gastar recursos mentais olhando por cima de nossos ombros ou nos protegendo contra práticas disfuncionais de colegas que corroem a confiança”, avalia.
2. Fazem parte de uma equipe
“É quase impossível ser engajado ou resiliente se você não se sente parte de uma equipe”, afirma o chefe do ADP Research Institute. A pesquisa de sua organização descobriu que os funcionários que se sentiam fazendo parte de uma equipe eram 2,7 vezes mais propensos a serem altamente resilientes do que os que trabalhavam sozinhos.
3. Trabalham em qualquer lugar
Pelos resultados do estudo, as pessoas que passavam a maior parte do tempo trabalhando remotamente tinham uma vantagem quando se tratava de engajamento e resiliência. Diante disso, a lição para os líderes, segundo Buckingham, é a seguinte: “Sentir-se parte de uma equipe é um estado de espírito, não um estado de lugar”.
4. Valorizam a informação clara sobre as mudanças
Nem todo mundo sabe lidar com mudanças. Contudo, a pesquisa do ADP constatou que não é exatamente isso que prejudica a resiliência, mas sim o desconhecido. “Surpreendentemente, as pessoas que relataram cinco ou mais mudanças no trabalho [durante a pandemia] eram 13 vezes mais propensas a serem altamente resilientes”, relatou o chefe do instituto.
Na prática, isso significa que os líderes não devem prometer uma estabilidade que não podem oferecer. Em vez disso, devem priorizar uma comunicação clara sobre o que está mudando e por quê.
5. Têm relacionamentos pessoais estáveis
É fato que a vida pessoal pode afetar o desempenho no trabalho, e o estudo realizado por Buckingham e sua equipe só corrobora isso. Pelos resultados obtidos, funcionários com parceiros estáveis e filhos eram mais propensos a serem altamente resilientes no trabalho.
Sendo assim, os chefes, apesar se não poderem ajudar os profissionais a construir este tipo de relacionamento, devem fornecer a eles as ferramentas e a flexibilidade de que precisam para terem mais chances de sustentá-los.
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