O que é um "Lifelong Learner" e porque você deve se tornar um!
Publicado em 07/10/2022
Fonte: Luana Lourençon via LinkedIn. Especialista em Gestão estratégica de Pessoas pela FGV-Rio, Especialista em Gestão da Comunicação com o Mercado pela ESAMC e formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela PUC-Campinas.Email luana@assertivacarreira.com.br
Não é novidade que passaremos a vida aprendendo coisas novas. A mudança é uma das poucas certezas que temos sobre o futuro do trabalho, que vem sendo antecipado de forma acelerada de 2020 para cá. E uma das atitudes que defendo é a importância de o profissional adotar uma postura protagonista diante do seu próprio desenvolvimento.
Mas vamos começar pelo começo: entendendo, afinal, que existe um conceito que caracteriza o profissional que está sempre em busca de ser sua melhor versão: o lifelong learning. Aqui vou te contar mais sobre o que é este conceito e porque você deve adotá-lo a partir de hoje.
Lifelong learning
Certa vez, ainda nos meus tempos de mundo corporativo, um executivo abriu um evento dizendo a seguinte frase: “O que te trouxe até aqui, não garante o seu futuro”. Achei extremo e um tanto indelicado. Porém, avaliando o contexto do mundo do trabalho e o ritmo imposto pela Indústria 4.0, tenho de convir que a fala faz todo sentido.
O escritor norte-americano Alvin Toffler tem uma outra forma de compartilhar a mesma ideia: “O analfabeto do século XXI não será aquele que não consegue ler e escrever, mas aquele que não consegue aprender, desaprender e reaprender”. Essa é, inclusive, a essência do conceito lifelong learning.
Importante saber que, dentro do conceito trabalhado por Toffler, existem 4 dimensões de aprendizado:
1. Aprender a conhecer
Você já ouviu dizer que conhecimento nunca é demais e que nunca, ninguém vai tirar o conhecimento de você? É mais ou menos esta linha que a dimensão defende. Mas, vamos colocar aqui um ingrediente fundamental: dê o seu tom, coloque questionamentos e avalie sempre a aplicabilidade dos novos conceitos que você passa a conhecer.
Um profissional lifelong learner usa essa dimensão confrontando ideias, fazendo questionamentos que agregam e buscam novas soluções, recebem novos conteúdos de maneira reflexiva, possuem senso crítico e são capazes de se posicionar em diferentes situações.
2. Aprender a fazer
Certa vez, em uma aula no MBA de Gestão de Pessoas sobre Criatividade, um professor abriu a aula dizendo “Conhecimento não aplicado vira literatura”. E é exatamente essa a premissa da dimensão aprender a fazer. Colocar a mão na massa é fundamental para absorver um conteúdo.
No modelo de aprendizagem 70 20 10, de Morgan McCall, Robert Eichinger e Michael Lombardo, é possível materializar como aprender a fazer. Os professores do Center for Creative Leadership, na Carolina do Norte (EUA), defendem o seguinte:
? 70% do que de fato aprendemos é colocando a mão na massa. Ao conhecer um novo conceito, portanto, aplique em um projeto em que esteja trabalhando
? 20% do aprendizado vem do aprender com o outro. Isso implica em estar com pessoas que agregam e te façam crescer, seja em reuniões, grupos de estudo ou com colegas de projetos de trabalho
? 10% do aprendizado vem do ensino formal, ou seja, da sala de aula.
Mas, Luana, então não devemos mais estudar? Definitivamente não é isso: a sala de aula é uma excelente forma de você trabalhar os 10% com assertividade e, ainda, fazer networking e receber inspirações para as demais dimensões do aprendizado.
3. Aprender a conviver
Dados do Fórum Econômico Mundial indicam que 65% das crianças que estão no ensino básico vão trabalhar em profissões que não existem. E essas mesmas crianças vão passar por cerca de 14 transições de carreira ao longo da vida. Isso significa que o conhecimento técnico já está sendo uma questão de aprendizado contínuo. O que diferencia o profissional desejado pelo mercado de trabalho – que eu chamo de Profissional 5 Estrelas, são as competências comportamentais e sócio emocionais, conhecidas também como soft skills.
Portanto, saber se relacionar e ter empatia é fundamental para que você tenha sucesso, não apenas na carreira, mas na vida de uma maneira geral. Equilíbrio emocional, comunicação assertiva e colaboração são algumas soft skills que caracterizam esta dimensão do lifelong learning.
4. Aprender a ser
No método Profissional 5 Estrelas, defendo que o autoconhecimento é peça fundamental para uma carreira exponencial – que une a satisfação pessoal com as necessidades do mundo de trabalho. Conhecer os seus valores e âncoras de carreira são fatores preponderantes para que você siga em constante desenvolvimento.
O aprendizado formal
Para quem acredita, como eu, que a sala de aula é, sim, uma excelente base para o desenvolvimento, compartilho neste artigo o e-book da Pelegrino, hub educacional que oferece cursos executivos internacionais nas maiores instituições de ensino do mundo.
Eles defendem o lema “Think big, Go Getter”, e vivem o seu propósito conectando profissionais de alta performance com cursos profissionalizantes e de pós-graduação.
*** Profissionais Liberais, Empreendedores e Empresários Conheça nossas Soluções:
1. DESPACHANTES DOCUMENTALISTAS: Processos Administrativos, Cartórios e Repartições
2. LEGALIZAÇÃO EM GERAL TODOS OS ÓRGÃOS: Empresas, Pessoas Físicas e Todo Tipo de Imóvel
3. PERITOS AVALIADORES JUDICIAL/EXTRAJUDICIAL: Para Empresas, Negócios & Imóveis em Geral
4. CONTADORES e AUDITORES: Contábeis, Fiscais e Tributários (Recuperação de Impostos)
5. ENGENHARIA & ARQUITETURA: Projetos, ART/RRT, Obras e Reformas em Geral
Faça contato Telefone e WhatsApp (21) 4102-0827 ou envie sua Questão para jrpimentel@jrpimentel.com.br