Divulgue nosso site:
Portugues
English
Spanish
Italian
Deutsch
French
Adicionar aos Favoritos
Busca por Código:
Registro CRECI RJ 60117
Registro Federal CNAI 10163
Telefone/ (21) 4102-0827

* Visite também www.JRPIMENTEL.com.br
Negócio: Tipo do Imóvel: Dormitórios: Cidade: Bairro Preço  
de a  

ALVARÁS em todos Órgãos de todos os Tipos. Novos e Alterações
Análise de Viabilidade de Negócios
ANP - Agência Nacional de Petróleo
ARMAS & PIROTECNIA Registro Porte Renovar Guias: PF ou Exército
ARQUITETURA Projetos, Plantas, RRTs e Serviços em Geral
Automação Comercial e Sistemas de Gestão
Autos de Infração: Todos Órgãos Recursos e Desinterdições
AVALIAÇÃO ESPECIALIZADA com P.T.A.M. para Empresas e Imóveis
Avaliação para Compra/Venda
BOMBEIROS RJ: Laudos, Certificados, Projetos e Licenças
BUSCA PRÉVIA DE LOCAL E VIABILIDADES
Cadastro de Empresas em Órgãos de Classe CREA CREMERJ etc
CARTÓRIOS: Escrituras, Certidões e Registros em Geral
Casas de Festas/Eventos
CERTIDÕES EM GERAL: Cartórios ou Órgãos Públicos
CET RIO - Processos, Licenças, Recursos, Autuações etc
CLASSIFICADOS - Materiais Usados à venda para Negócios em Geral
CLASSIFICADOS: EMPREGO Empregador oferece vaga
Compra de Bar ou Restaurante
Compra de Empresa, Negócio ou Ponto Comercial
Compra de Lanchonete, Cafeteria ou Padaria
Correspondente para Processos Administrativos
DEFESA CIVIL RJ: Processos, Projetos, Recursos, Interdições etc
Despachante, Documentação e Legalização
EIRELI (Empresa de um Sócio) - Toda Assessoria. Agilidade!
ENGENHARIA Projetos, Plantas, ARTs e Serviços em Geral
EVENTOS Alvará Provisório Licença Projetos Processos etc
GEM RIO LUZ: Cadastros de Empresa, Pessoal e Projetos
ICMS Novos ou Baixa de Inscrição Alterações e Certidões
IMPOSTOS E TRIBUTOS Guias 2ª Via Cálculos Recursos Revisões etc
IPTU: Tudo em Legalizar Alterar Desmembrar Revisar etc
JUCERJA Abertura Baixa Alterações Registros Contratos
Laudos e Pareceres Mercadológicos
LOCAÇÃO COMERCIAL
MEI (Microempreendedor Ind.): Cadastrar Certificado Alvará
Negócios Vendidos Recentes
NEGÓCIOS/EMPRESAS DIVERSOS - VENDA
Obras - Construções & Reformas
PADARIAS e CONFEITARIAS
Pontos Comerciais Lançamentos
PONTOS e LOJAS Comprar ou Encomendar
POSSE DE IMÓVEL: Legalizar Geral
Projetos Engenharia, Arquitetura, Obras e Reformas em Geral
PROTESTOS CARTÓRIOS Pesquisa de Empresas ou Pessoas
RECEITA FEDERAL: CNPJ/CPF Processos, Baixas e Alterações
RESTAURANTES - Barra da Tijuca
RESTAURANTES - Centro
RESTAURANTES - Copacabana
RESTAURANTES - Grande Tijuca
RESTAURANTES - Zona Norte
RESTAURANTES - Zona Sul
RESTAURANTES PASSANDO
SEC. de FAZENDA Rio: Processos, Tudo em ITBI, Guias, Cálculos etc
SEOPE Rio Licenças de Uso Espaço Público: Praças, Calçadas etc
SMTR - Processos Licenças Recursos
TAXA DE INCÊNDIO BOMBEIROS: Processos Isenção Recursos
Venda sua Empresa, Negócio ou Ponto Comercial
Solicitar um Imóvel





 
Inteligência Emocional: O que é e como impacta bem ou mal seus Negócios, Empresas e Serviços Prestados!!!
Publicado em 27/09/2022
Cinthia Bronzati 02/07/2021

Para conduzir uma empresa ao sucesso, não basta ter uma enorme estrutura e profissionais bem capacitados tecnicamente. Administrador, gestor e colaboradores também precisam das chamadas soft skills, e a inteligência emocional é uma das mais importantes.

Soft skills são habilidades comportamentais, que interferem diretamente na maneira como as pessoas se relacionam entre si. Apesar de não terem relação direta com o trabalho em si, impactam a maneira como o profissional o desempenha. A capacidade de trabalhar em equipe, por exemplo, é uma soft skill.

Mas o assunto deste post é uma soft skill específica, aquela que mencionamos no primeiro parágrafo: a inteligência emocional (IE).

Siga a leitura para entender o significado dessa habilidade comportamental e qual a sua importância nas organizações de hoje.

***O que é inteligência emocional?
Inteligência emocional é a capacidade que uma pessoa tem de reconhecer seus sentimentos e emoções e as dos outros, e também a capacidade de lidar com elas de maneira eficaz para si e para os demais.

O termo foi difundido pelo psicólogo, escritor e jornalista científico Daniel Goleman, que publicou, em 1995, o livro Inteligência Emocional, um sucesso mundial que já foi publicado em mais de 40 idiomas e tem várias versões publicadas no Brasil.

Goleman confronta a IE ao conceito de QI, o quociente de inteligência, um fator que mensura a inteligência das pessoas através de determinados testes. “A pontuação de QI prognostica muito bem se podemos arcar com os desafios cognitivos que uma determinada posição nos oferece”, escreveu Goleman.

O mesmo QI cai por terra, porém, quando a questão é identificar o melhor líder em uma profissão intelectualmente exigente, conforme problematiza o autor. Goleman define como aspectos fundamentais do quociente emocional (QE, para fazer oposição ao QI) a autoconsciência, autocontrole, consciência social e a habilidade de gerenciar relacionamentos.

Esses aspectos não são medidos em um teste de QI, mas são determinantes para a qualidade das relações no ambiente de trabalho.

* Conheça os pilares da inteligência emocional
Não foi Daniel Goleman quem inventou a inteligência emocional. Em sua obra, ele compila estudos de pesquisadores do campo da psicologia, entre eles Peter Salovey, que atualmente preside a renomada universidade norte-americana Yale.

Salovey “estabeleceu, em detalhes, as formas como podemos levar inteligência às nossas emoções”, escreveu Goleman.

Junto com seu colega John Mayer, o psicólogo propôs cinco domínios principais para a inteligência emocional, que abordamos a seguir.


1. Conhecer as próprias emoções
Este domínio é o que também chamamos de autoconsciência, que é onde tudo começa: só teremos a capacidade de controlar as emoções se soubermos observá-las e identificá-las.

Quem tem maior consciência sobre seus próprios sentimentos tem mais condições de conduzir sua vida na direção em que deseja, tomando as melhores decisões.

No ambiente profissional, há muitos exemplos de situações em que a autoconsciência é útil. Um exemplo é quando uma situação provoca determinado sentimento (como raiva) e misturamos esse sentimento com o aspecto profissional.

Sem identificar e compreender que existe um sentimento envolvido, ficamos à mercê da reação que ele pode provocar — que provavelmente não será a ideal.


2. Lidar com emoções
Este domínio está relacionado com o anterior: primeiro você identifica a emoção e depois aprende a lidar com ela. Mas é importante entender que são duas coisas distintas.

Voltando ao exemplo de antes, você pode reconhecer o sentimento de raiva que uma situação no trabalho gerou e mesmo assim reagir de uma maneira raivosa.

É importante entender que o problema não é sentir raiva, e sim não saber lidar com ela. Não significa lutar contra os sentimentos, mas entender que eles existem e não deixar que eles assumam o controle.


3. Motivar-se
A motivação tem a ver com o autocontrole emocional, saber adiar a satisfação e conter a impulsividade. A habilidade de se motivar é essencial para centrar a atenção, focar em uma meta e entrar no estado de flow (fluxo), que leva a desempenhos excepcionais.

No ambiente de trabalho, isso tudo está relacionado com a produtividade dos gestores e colaboradores e sua capacidade de evitar distrações.


4. Reconhecer emoções nos outros
Este domínio fala principalmente da empatia, uma palavra bastante usada ultimamente. Empatia é a capacidade de entender e se colocar no lugar do outro. Ou seja, além de observar as próprias emoções, uma pessoa com alta inteligência emocional aprende a identificar as emoções dos outros. Assim, tende a ser mais altruísta, respeitosa e, no ambiente de trabalho, um colega ou líder melhor.


5. Lidar com relacionamentos
Segundo Daniel Goleman, relacionar-se é uma arte que tem a ver, em grande parte, com a aptidão de lidar com as emoções dos outros. A capacidade de se relacionar determina a popularidade, liderança e eficiência interpessoal de um indivíduo.

Não precisamos explicar muito qual a aplicação disso para o dia a dia de uma empresa, certo? As organizações são compostas por pessoas e processos, e esses processos funcionam muito melhor se as pessoas souberem se relacionar da melhor maneira possível.
Aplique a inteligência emocional na sua empresa ou negócio, é provável que, depois de ler este texto, você tenha identificado várias situações que foram vivenciadas no trabalho em que um pouco mais de inteligência emocional teria feito bem, não?


*** Profissionais e Empreendedores, Consultem Nossos Serviços:
1. DESPACHANTES DOCUMENTALISTAS: Processos Administrativos, Cartórios e Repartições

2. LEGALIZAÇÃO EM GERAL TODOS OS ÓRGÃOS: Empresas, Pessoas Físicas e Todo Tipo de Imóvel

3. PERITOS AVALIADORES JUDICIAL/EXTRAJUDICIAL: Para Empresas, Negócios & Imóveis em Geral

4. CONTADORES e AUDITORES: Contábeis, Fiscais e Tributários (Recuperação de Impostos)

5. ENGENHARIA & ARQUITETURA: Projetos, ART/RRT, Obras e Reformas em Geral

Faça contato Telefone e WhatsApp (21) 4102-0827 ou envie sua Questão para jrpimentel@jrpimentel.com.br
 
Voltar



SUA CHANCE JRPimentel Perito Avaliador & Despachante Documental
SUA CHANCE JRPimentel Perito Avaliador & Despachante Documentalista

Registro CRECI RJ 60117
Registro Federal CNAI 10163


Endereço:
Rua Sete de Setembro, 63 - Centro. Rio de Janeiro
* Atendimento somente Agendado


Redes Sociais:

Copyright © Todos os direitos reservados a JRPimentel
1