VIDA PROFISSIONAL E EMPRESARIAL: 5 sinais de que está na hora de repensar a sua Carreira!!!
Publicado em 16/08/2022
Luana Lourençon é especialista em Gestão estratégica de Pessoas pela FGV-Rio, Especialista em Gestão da Comunicação com o Mercado pela ESAMC e formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela PUC-Campinas.
Email luana@assertivacarreira.com.br
Você sabia que 65% das crianças que estão hoje no ensino fundamental vão trabalhar em profissões que ainda não existem? Esse dado, que inicialmente pode parecer absurdo, foi apontado pelo Fórum Econômico Mundial. Essa previsão reforça a intensificação do que já está acontecendo: profissões surgindo e deixando de existir em uma dinâmica muito mais rápida e volátil.
Pensando nisso, é natural que profissionais de qualquer área se deparem com momentos na carreira nos quais precisam repensar seu contexto, levantando questões como:
● Minha área de atuação tende a me oferecer novas oportunidades no futuro?
● O que eu faço hoje vai continuar sendo importante lá na frente?
● O que eu preciso fazer para me manter um profissional desejado pelo mercado?
Diferente de nossos pais e avós, permanecer na mesma carreira e na mesma empresa por uma vida inteira não é mais uma possibilidade. E isso não deve ser visto como um problema. Novos desafios e oportunidades são fundamentais para que possamos continuar motivados.
No entanto, é tudo uma questão de timing. Ser capaz de identificar o momento certo de fazer essa avaliação é uma capacidade importante para conseguir enxergar as oportunidades que podem aparecer.
Você pode mudar a sua carreira em 3 níveis:
● Mudança pequena: numa nova área ou função dentro da própria empresa;
● Mudança média: exige um pouco mais, pois é uma mudança de uma empresa para outra, por exemplo;
● Mudança grande: a famosa transição de carreira, na qual você muda de área ou de formato de trabalho.
Para qualquer um desses casos, duas questões são essenciais: investir no autoconhecimento e fazer um bom planejamento.
Existem alguns sinais de que está na hora de começar a considerar esse processo e eu trouxe aqui 5 deles para te ajudar! Vamos juntos:
1. Procrastinação
Quando você começa a evitar tarefas que executava quase automaticamente e sente desmotivação só de pensar nelas, é bom já acender um sinal de alerta.
A sensação de peso que te leva a deixar coisas simples pra depois é um indicativo de que você já não enxerga um valor naquele trabalho, de que não há um propósito por trás dele. E esse tipo de sensação é o que vai te fazer crescer profissionalmente, então você deve buscar por oportunidades que façam você se sentir assim.
2. Desorganização
A procrastinação faz com que você acumule uma série de tarefas que são entregues em cima do prazo (ou nem isso). Você também começa a sentir estresse por não encontrar informações quando precisa ou a perder documentos importantes por começar a sentir ansiedade com toda essa situação. Como consequência, as sensações de insatisfação e insuficiência aumentam.
3. Aversão à segunda-feira
A segunda-feira se torna o seu maior pesadelo, como uma obrigação torturante que você tem que vencer simplesmente por ter que ir trabalhar. Essa repulsa é um sinal de que vale repensar a sua carreira e o que realmente você gosta de fazer e faz bem - aliado às tendências do futuro do trabalho.
4. Falta de vontade de interagir
Se você sente cansaço só de pensar em interagir com os colegas de trabalho e evita participar de encontros e reuniões, esse é mais um sinal que não deve ser ignorado. Mesmo que você goste das pessoas e do convívio com elas, esse desgaste emocional é um reflexo da desmotivação com o trabalho, que é o fator que estabelece uma ligação entre você e essas pessoas.
5. Energia baixa
Diretamente ligado ao ponto anterior, a energia baixa é aquela sensação de que não há energia para fazer nada, nem mesmo as tarefas mais simples. É como se você precisasse sempre de um empurrãozinho para fazer as coisas, se arrastando para sobreviver a mais um dia ou a mais uma semana.
Vocêse identificou com algum desses sinais na sua rotina de trabalho? Ou percebe alguém da sua equipe se comportando desta forma?
Observe a partir de agora e, caso perceba pelo menos 3 deles, considere repensar os rumos da sua carreira. Lembre-se de que a oportunidade de reescrever sua jornada é algo muito positivo que o mercado de trabalho apresenta hoje. Por isso, se for o momento certo, por que não aproveitar?
*** Para sua Carreira ou Negócio conheça nossas Soluções apoiamos Profissionais e Empreendedores, Consulte:
1. DESPACHANTES DOCUMENTALISTAS: Processos Administrativos, Cartórios e Repartições
2. LEGALIZAÇÃO EM GERAL TODOS OS ÓRGÃOS: Empresas, Pessoas Físicas e Todo Tipo de Imóvel
3. PERITOS AVALIADORES JUDICIAL/EXTRAJUDICIAL: Para Empresas, Negócios & Imóveis em Geral
4. CONTADORES e AUDITORES: Contábeis, Fiscais e Tributários (Recuperação de Impostos)
5. ENGENHARIA & ARQUITETURA: Projetos, ART/RRT, Obras e Reformas em Geral
Faça contato Telefone e WhatsApp (21) 4102-0827 ou envie sua Questão para jrpimentel@jrpimentel.com.br