SUCESSO PROFISSIONAL? Veja cinco atitudes ESSENCIAIS para construir um Negócio ou Carreira de Sucesso!
Publicado em 05/05/2022
Fonte G.LAB SAFRAPAY 18 MAR 2022
Empreender não é uma tarefa fácil e, para alcançar o sucesso, é preciso uma série de ações e atitudes em prol do negócio
No meio do empreendedorismo, costuma-se dizer que o empreendedor é um grande faz-tudo — de gestão de pessoas ao cafezinho para o cliente, nenhum serviço é pequeno demais. Isso significa que é fundamental que ele tenha ações que representem essa visão holística do negócio:
1. Ter um bom plano de negócios
Voar com um plano de voo é muito mais fácil, certo? No mundo do empreendedorismo, esse é o plano de negócios, um documento que traz informações para que o empreendedor conquiste seus objetivos com menos riscos e incertezas.
Ele deve conter por escrito tanto os objetivos quanto as estratégias para chegar lá. Assim, é possível identificar, ainda no papel, os possíveis erros — e fazer o possível para neutralizá-los ali mesmo. Em suma, é uma base para que a empresa cresça.
2. Estruturar o planejamento financeiro
Com o plano de negócios em mãos, será mais fácil elaborar esse outro roteiro. Aqui, a missão é projetar a situação financeira futura, ajudando na tomada de decisões e evitando erros de gestão que podem custar a saúde da empresa.
Lembre-se de estimar o fluxo de caixa futuro e ser pragmático. É necessário incluir dados calcados na realidade. Aqui entram desde gastos maiores, como aqueles de recursos humanos, até os menores, como a taxa da máquina de cartão.
3. Caprichar no atendimento humanizado
Falar que o cliente tem sempre razão pode parecer exagerado, mas o mínimo que um empreendedor deve fazer para ser bem-sucedido é ouvir as dores de quem consome seus produtos ou serviços.
O cliente deve se sentir ouvido, atendido e exclusivo em toda a jornada junto à sua empresa. Como? A palavra-chave é empatia — colocar-se no lugar do consumidor deve ser um hábito de toda a equipe.
4. Cuidar dos funcionários e de suas necessidades
É bem verdade que o empreendedor deve dar a cara à tapa e participar de todas as áreas da empresa na medida do possível. No entanto, delegar tarefas faz parte da confiança que se tem na equipe.
Aqui, falamos do fino balanço entre dar autonomia, mas não largar os funcionários à própria sorte. Eles se sentirão mais valorizados percebendo que estão livres para dar seu melhor, mas não sozinhos a ponto de se sentirem inseguros.
Treinamento, acompanhamento e feedbacks construtivos fazem parte das boas práticas ao gerir pessoas. Lembre-se: são eles que representarão seu empreendimento junto aos clientes.
5. Investir em marketing
Apesar de ter ficado mais famoso em tempos de redes sociais, o termo diz respeito a um mundo que pode — e deve — ser explorado pelo empreendedor.
De acordo com o professor e guru da área Philip Kotler, “marketing é a ciência e a arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades de um mercado-alvo com lucro”.
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