Por que investir em VOCÊ é a melhor estratégia para crescer na carreira, nos negócios enfim Profissionalmente
Publicado em 11/11/2021
Fonte: REVISTA EXAME Rodrigo de Godoy
Hoje, a principal dificuldade das empresas no preenchimento de vagas é a ausência das habilidades técnicas necessárias, segundo Fernando Mantovani, diretor geral da consultoria Robert Half. Apesar de ser um problema para as companhias, a situação pode ser aproveitada como uma oportunidade para você. É por isso que sempre falamos tanto por aqui do lifelong learning, o aprendizado contínuo.
Umas das tendências dentro do lifelong learning é a habilidade de organizar as próprias finanças e investir. Afinal, o profissional que não tem uma organização financeira, dificilmente tem recursos para investir na própria carreira e no desenvolvimento pessoal e profissional. A boa notícia é que existem diversas técnicas que ajudam nesse processo, e é sobre elas que vamos falar hoje. Vem comigo!
A importância de aprender continuamente
Nunca é cedo ou tarde demais para aprender, principalmente em um mundo em constante transformação como o que estamos vivendo hoje. Isso, tanto na vida pessoal quanto profissional. Mas, no mundo corporativo, essa afirmação é ainda mais verdadeira, o que vem atribuindo força ao conceito “lifelong learning”, termo em inglês para a educação contínua.
Na prática, isso quer dizer que a educação formal deve ser apenas parte da formação de um profissional. Para se destacar entre os demais e realmente contribuir para o sucesso de equipes, projetos ou organizações, o ideal é que, ao longo de toda a jornada, essa pessoa assuma as rédeas da própria carreira, dando passos planejados e mantendo atenção às próprias necessidades de qualificação e requalificação, ou, como tem ressoado no mercado de trabalho, de upskilling e reskilling.
Vou te sugerir cinco bons motivos para olhar com mais atenção para o seu processo de autodesenvolvimento:
1) Há escassez de mão de obra qualificada
2) Com qualificação, você irá produzir melhor
3) É possível que você tenha um melhor desempenho nos processos seletivos
4) Você terá mais chance dentro (ou fora) da organização na qual atua
5) Você aprende a cuidar melhor do seus ganhos
Por que investir em si mesmo
O último motivo que eu apontei na lista acima pode parecer o mais estranho para você, mas a verdade é que de nada adianta conquistar cargos em grandes e renomadas empresas, ter um ótimo salário e não saber cuidar dele. Quem não tem um planejamento financeiro está mais propenso a se endividar (isso independentemente de quanto zeros o salário possuir), o que pode gerar problemas na vida pessoal, na saúde física e mental, e, consequentemente, no seu desenvolvimento profissional. Afinal, você não terá recursos para investir em cursos e especialização, nem para optar pelo que for melhor para a sua carreira.
Uma das maneiras mais eficientes de organizar sua vida financeira e até mesmo aumentar a sua renda é com investimentos. Ao investir com sabedoria e com foco no longo prazo, você pode trabalhar no aumento do seu patrimônio e ainda ter uma nova fonte de renda, que pode ser usada, entre outras coisas, para investir na sua qualificação profissional. É um ciclo que vai te levar ao sucesso na carreira e na vida pessoal.
*** Conheça Nossas Soluções para Empresas, Profissionais Liberais, Empreendedores e também Pessoas Físicas!!!
1. DESPACHANTES DOCUMENTALISTAS: Processos Administrativos, Cartórios e Repartições
2. LEGALIZAÇÃO EM GERAL TODOS OS ÓRGÃOS: Empresas, Pessoas Físicas e Todo Tipo de Imóvel
3. PERITOS AVALIADORES JUDICIAL/EXTRAJUDICIAL: Para Empresas, Negócios & Imóveis em Geral
4. CONTADORES e AUDITORES: Contábeis, Fiscais e Tributários (Recuperação de Impostos)
5. ENGENHARIA & ARQUITETURA: Projetos, ART/RRT, Obras e Reformas em Geral
Faça contato Telefone e WhatsApp (21) 4102-0827 ou envie sua Questão para jrpimentel@jrpimentel.com.br