VENCEU A PANDEMIA: Mercado Imobiliário contornou com necessidades novas, Taxas baixas e Construção Civil aquecida
Publicado em 27/04/2021
FONTE: Ibresp 2021
O mercado imobiliário conseguiu vencer a crise causada pela pandemia do novo coronavírus. Neste ano, a expectativa também é favorável para o setor, com lançamentos, construção civil aquecida e taxa Selic baixa, que animam os profissionais do setor que promete bombar em 2021!
Ao contrário de outros mercados que ainda sentem a crise causada pela pandemia, o setor de imóveis teve boa recuperação e promete bombar em 2021, segundo especialistas.
A recuperação do setor de imóveis pode ser comprovada pelos números do ano passado. No terceiro trimestre de 2020, as vendas aumentaram 57,5%, comparado ao segundo trimestre do mesmo ano.
A Pesquisa do Mercado Imobiliário do departamento de Economia e Estatística do Secovi-SP (Sindicato da Habitação) informou que no período entre novembro de 2019 a novembro de 2020, foram comercializadas 49.598 unidades residenciais na cidade de São Paulo. O aumento foi de 4,5% em relação ao período de novembro de 2018 a novembro de 2019.
Os lançamentos e vendas tiveram boa recuperação em novembro de 2020, como demonstrou a pesquisa do Secovi-SP. Assim, a expectativa dos empresários do setor é que os bons números se mantenham em 2021.
Com a pandemia, as pessoas ficaram mais em casa devido à necessidade do isolamento social e home office. Com isso, ficou mais evidente a necessidade de ter uma casa mais confortável.
Dessa forma, houve crescimento por imóveis mais espaçosos, que permitem o home office, condomínios com área de lazer e apartamentos com varanda gourmet.
Imóveis com essas características se mostraram como algumas das tendências durante a pandemia e tendem a continuar por um bom tempo, favorecendo empresas e profissionais do mercado imobiliário que trabalham com propriedades desse padrão.
Outra tendência nesse momento é a busca por imóveis mais afastados dos grandes centros, em regiões mais interioranas, com mais áreas verdes e de lazer.
Lançamentos imobiliários e construção civil aquecida em 2021
O mercado de lançamentos de imóveis teve uma queda durante o ano de 2020. Entretanto, em 2021 a sua recuperação é visível. Empresários do setor estão mais otimistas neste ano e tendem a lançar mais empreendimentos do que em 2020.
O preço dos insumos também foi um dos empecilhos para a construção civil em 2020. Contudo, em setembro a CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção) entregou documento ao governo federal sobre o aumento abusivo dos preços.
Todas essas ações impactaram no mercado e permitem a recuperação dos lançamentos imobiliários em 2021.
Taxa Selic deve continuar baixa em 2021
Em 2020, a taxa básica de juros (Selic) teve uma baixa histórica, chegando a 2%. Com isso, o financiamento imobiliário ficou mais interessante para o comprador e, consequentemente, para o mercado imobiliário.
O setor teve um crescimento nas vendas de imóveis, mesmo durante a pandemia. No período entre janeiro e setembro de 2020 houve um aumento nas vendas, de 8,4% comparado ao mesmo período de 2019. Essa divulgação foi feita em um balanço do mercado imobiliário, realizado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e divulgado em novembro de 2020.
Os números foram favoráveis mesmo com a queda no número de lançamentos, que diminuiu 27,9% e sua oferta caiu 13%, comparados aos 9 primeiros meses de 2019.
Financiamento imobiliário oferece boas condições para investir em imóveis
Segundo estudo realizado pela Associação de Empresas do Mercado Imobiliário do Distrito Federal (Ademi-DF), o ano de 2020 foi bom para o mercado imobiliário, ao contrário de outros setores. Esse bom resultado foi devido à combinação de juros baixos, ambiente econômico e os estímulos adotados pelos bancos.
Com incentivo de instituições bancárias, que aumentaram o limite de crédito imobiliário e reduziram os juros, o financiamento imobiliário ficou mais interessante e oferece boas condições para a compra de uma propriedade em 2021.
*** NÃO COMPRE OU VENDA IMÓVEL, ATÉ ALUGUE SEM AVALIAÇÕES TÉCNICAS - Pareceres, Laudos, Perícias e Vistorias para Acordos, Análises e Ações Judiciais de EMPRESAS/IMÓVEIS (Qualidade e com Normas Técnicas)
PERITO COORDENADOR José Pimentel Registro Federal CNAI 10163 e Registro CRECI RJ 60117
PTAMs - PARECERES TÉCNICOS de AVALIAÇÃO MERCADOLÓGICA para:
AVALIAÇÃO de IMÓVEL e EMPRESA: COMPRA/VENDA, LOCAÇÃO, etc
PERÍCIA e VISTORIA de EMPRESAS, IMÓVEIS e PONTOS COMERCIAIS
LOCAÇÃO: REVISÃO de VALOR, RENOVATÓRIAS, ACORDOS/JUDICIAIS
ASSISTÊNCIA TÉCNICA JUDICIÁRIA: AUDIÊNCIAS, AÇÕES e PARECERES
EMPRESARIAL: “VALUATION”, ALTERAR SOCIEDADE, ANÁLISES etc
CONTESTAR e REVISAR IMPOSTOS: PREF. (IPTU/ITBI), ESTADO, UNIÃO
AVALIAR: LUCROS CESSANTES, PERDAS e DANOS, PENHORAS (Bancos)
PATRIMÔNIO: INVENTÁRIO, PARTILHAS, DISSOLUÇÕES, DIVÓRCIO etc
AVALIAÇÃO EM GERAL PARA CEF, BB, BNDES, BANCOS e FINANCEIRAS
* DESPACHANTE NOS ÓRGÃOS PÚBLICOS E TODAS LEGALIZAÇÕES.
CONSULTE-NOS HOJE!! Engenheiros e Arquitetos se preciso.
PARCERIAS EMPRESAS e PROF. LIBERAIS Descontos para Advogados, Contadores e Escritórios
Tel. (21) 4102-0827 WhatsApp 4102-0827 Envie sua Questão jrpimentel@jrpimentel.com.br