Como prosperar Profissionalmente impressionar Clientes ou Chefia administrando bem as tarefas Profissionais
Publicado em 17/02/2021
FONTE: E-INVESTIDOR 13/02/2021 (Tradução de Terezinha Martino)
Gerir a relação com seus chefes é tão importante quanto cumprir uma lista de tarefas. Existem alguns hábitos de trabalho que fomentam relações positivas com a alta hierarquia da empresa. Um exemplo é oferecer sugestõe especificando prazos e formatos que lhe permitirão realizar seu trabalho da melhor forma possível
Abaixo alguns hábitos de trabalho que fomentam relações positivas com a alta hierarquia da empresa.
– Remar na mesma direção. Certifique-se de que você e seu superior estão trabalhando com vistas a um objetivo comum, opina Romy Newman, co-fundadora do website de carreiras Fairygodboss. “Você adota microdecisões o dia inteiro sobre como repartir seu tempo”, disse ela, de modo que deve rever sua lista de afazeres com seu chefe e saber com certeza que suas prioridades de trabalho estão alinhadas.
– Certifique-se “do que, como e quando”, e saiba com segurança todos os detalhes e datas devidas quando seu chefe lhe atribui uma tarefa nova, diz Ng. A precisão é mais crucial no trabalho remoto porque não é fácil de vez em quando buscar esclarecimentos.
A ambiguidade quase com certeza leva a mal-entendidos. E refazer o trabalho não é algo divertido para ninguém”.
– Adapte-se ao estilo do seu chefe. Preste atenção e entregue o trabalho da maneira que ele preferir, diz Newman. Por acaso ele aprecia se aprofundar nos dados com você? Esteja pronto para essa conversa.
Ele ou ela prefere um relatório de uma página em vez dos slides de PowerPoint? Fornecer o que seu chefe deseja facilita o trabalho de ambos.
– Antecipe-se à solicitação feita. Saber das suas responsabilidades e cumpri-las o melhor possível é chave para satisfazer seu chefe, diz Jameeka Green Aaron, veterana da Marinha que comanda o serviço de informação da United Legwear and Apparel, empresa com 750 funcionários.
Ela dá um exemplo da sua própria equipe: “Da minha lista, constava uma checagem para verificar se os laptops de todos os funcionários estavam atualizados”. Antes de ela chegar a esse item, contudo, o encarregado do patrimônio da empresa apresentou a ela uma planilha dos laptops em uso, observando que estavam no fim da sua vida útil. Ele também já havia pesquisado novos modelos e tinha em mãos várias cotações de preço para as substituições. “Eu pretendia discutir esse assunto, mas o fato de ele se antecipar foi ótimo”, disse Aaron. “Tudo o que tive de fazer foi revisar e autorizar”.
– Faça recomendações. Quando pedir orientação ao seu chefe sobre um determinado assunto, ofereça opções que considera preferíveis e os motivos. Isto mostra que você fez uma pesquisa, entende os detalhes e consegue avaliar de modo inteligente as soluções. E também permitirá a ele escolher uma das opções oferecidas em vez de ter de elaborar alguma. Quando necessitar de um feedback ou uma decisão, dê um prazo. “Não deixe que eles adiem uma decisão para depois, porque esse mais tarde por ser nunca”, diz Ng.
Deixe claro para seu gerente que você precisa do feedback na terça-feira às 17 horas, por exemplo. Assim poderá enviar um relatório na quarta-feira, ou informe que, se não tiver uma resposta dentro de um prazo determinado (razoável), prosseguirá com seu plano de trabalho.
– Nada de surpresas. Nunca surpreenda seu chefe, especialmente com más notícias. Se está com dificuldade ou corre o risco de não cumprir um determinado prazo, comunique o seu superior o mais breve possível e trabalhem juntos.
– Crie confiança. Demonstrar integridade e responsabilidade ajuda a criar confiança e evitará que seu superior tenha aquele impulso de controlar de modo excessivo o seu trabalho. Os valores pessoais que mostrar são tão importantes quanto o trabalho que produz. Isto é especialmente importante no caso do trabalho remoto, disse Aaron.
– Você deve também resguardar seu chefe do trabalho desnecessário. Se não consegue concluir uma tarefa, peça ajuda a um colega. Se tem uma dúvida, procure encontrar a solução por si mesmo, de maneira que seu chefe saiba os caminhos possíveis que você buscou.
– Ajude seu superior a ajudá-lo. Muitas oportunidades de desenvolvimento profissional se perderam à medida que as empresas passaram a operar em regime de emergência ou com equipes menores. Uma maneira de avançar, diz Newman, é se oferecer para fazer algum trabalho que caberia ao seu chefe. Ele vai apreciar ter um descanso e você não só fará um trabalho de nível mais alto como terá mais visibilidade.
Agradecer ao seu superior por lhe dar a oportunidade de se apresentar em uma reunião, arranjar um tempo extra para discutir orientações ou conectá-lo à sua rede (dele ou dela) também ajudarão nesse sentido.
– Auxilie a equipe. Além das competências técnicas e seus hábitos de trabalho, “meus funcionários favoritos demonstram atenção e envolvimento”, diz Aaron. Membros da equipe que “pensam no mundo e nas pessoas que os cercam, e se comunicam de modo empático com seus colegas mantêm a saúde dessa equipe de uma maneira que o foco apenas na excelência não o faz”, disse ela.
– Compreender que o seu patrão pode estar estressado. Ele pode estar distraído, frenético ou incoerente, diz Ng, mas isto pode ser resultado de outras obrigações de gerenciar a equipe, interagir com os superiores e realizar o seu próprio trabalho (sem mencionar os desafios do trabalho remoto).
“Ele vai começar a pensar a seu respeito e no seu trabalho quando você aparecer para a reunião, e deixará de pensar quando seu trabalho ou a reunião acabam”, acrescentou Ng.
Se o seu chefe parece nervoso ou esgotado proponha auxiliá-lo, diz Newman. “As pessoas esquecem quão longe uma simples oferta de ajuda pode engendrar um vínculo”.
– Mudar o comportamento negativo. Um chefe ruim? Ng diz que é preciso avaliar intenção versus impacto. Seu chefe pode não perceber o estresse que seus prazos, os e-mails vagos, mudanças nas atribuições, falta de transparência nas decisões ou mudanças de direção no último minuto, estão causando a você.
Comunique seus problemas objetivamente, apresentando fatos. Informar que “nossos últimos três prazos foram mudados inesperadamente” funciona melhor do que dizer “O senhor sempre muda os prazos no último minuto”. E deve explicar como essas medidas afetam a qualidade, a precisão ou qualquer outro aspecto do produto do seu trabalho.