EMPRÉSTIMO? R$15,9 bilhões para PEQUENAS EMPRESAS. Tesouro Nacional usa FGO. Veja Condições!
Publicado em 25/06/2020
FONTE: DR. Eduardo Matarazzo 19 DE JUNHO DE 2020
* Economista pela PUC/SP com Pós-Graduação em Finanças pela FGV. Mais de 30 anos de experiência no mercado financeiro, com atuação na área de Credit Risk e Plataforma de Negócios PJ em instituições no Brasil e exterior.
De acordo com divulgação realizada pelo Ministério da Economia no dia 10 de junho de 2020, o FGO (Fundo Garantidor de Operações) liberará o valor de R$ 15,9 bilhões que pertencem ao Tesouro Nacional para que pequenos negócios possam ser beneficiados com o investimento.
A medida adotada pelo governo federal tem como objetivo diminuir os efeitos negativos da pandemia do novo coronavírus na economia do país.
Segundo informações divulgadas, o valor anunciado faz parte do Pronampe, que é o Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, anunciado ainda neste ano.
O Ministério da Economia realizou o anúncio durante um evento que ocorreu no Palácio do Planalto, onde houve participação da Receita Federal e do Banco do Brasil, que inclusive será o gestor de todos esses recursos.
Crédito para empresas continuarem de portas abertas
Segundo Carlos Costa, que é secretário do ministério na área de Produtividade, Emprego e Competitividade, a maior preocupação do ministério é que essas empresas tenham crédito para continuar de portas abertas.
Ele também salientou que no momento atual, as micro e pequenas empresas precisam de crédito para usar no capital de giro.
O crédito anunciado poderá ajudar até 4,5 milhões de micro e pequenas empresas ao longo desse período. Esse número também foi informado pelo ministério através de uma estimativa.
Dentre esse total de beneficiários, o ministério informou que Microempreendedores Individuais também poderão obter o crédito.
Regras para o empréstimo
Haverá garantia de 100% de cada operação até o limite de 85% da carteira de cada agente financeiro, de acordo com o governo.
O valor liberado corresponde a até 30% da receita bruta anual da empresa, calculada com base no exercício de 2019.
A taxa de juros anual máxima será igual à Selic (atualmente em 2,25% ao ano) acrescida de 1,25% sobre o valor concedido, com prazo de pagamento de 36 meses e carência de 8 meses.
As empresas que tomarem o financiamento devem se comprometer em preservar o número de colaboradores da data da contratação do empréstimo até 60 dias após o recebimento da última parcela.
Como solicitar o crédito
O crédito pode ser solicitado em bancos públicos, privados, cooperativas e cooperativas de crédito.
É permitida também a participação de bancos cooperados, agências de fomento estaduais, instituições integrantes do SPB (Sistema de Pagamento Brasileiro), fintechs e organizações da sociedade civil de interesse público de crédito.
* Conheça nossas Soluções Empresariais, para Profissionais Liberais, Empreendedores e também para Pessoas Físicas, conte conosco!!!
1. DESPACHANTES DOCUMENTALISTAS
Processos Administrativos, Cartórios e Repartições
2. LEGALIZAÇÃO EM GERAL TODOS OS ÓRGÃOS
Empresas, Pessoas Físicas e Todo Tipo de Imóvel
3. CONTADORES e AUDITORES
Contábeis, Fiscais e Tributários (Recuperação de Impostos)
4. PERITOS AVALIADORES JUDICIAL/EXTRAJUDICIAL
Para Empresas, Negócios & Imóveis em Geral
5. ENGENHARIA & ARQUITETURA
Projetos, ART/RRT, Obras e Reformas em Geral
Tel. (21) 4102-0827 WhatsApp 97985-2445 ou Envie sua Questão para jrpimentel@jrpimentel.com.br