FATURAR MAIS? VEJA dicas para lucrar mais no outono e no inverno COM SEU NEGÓCIO OU EMPRESA
Publicado em 13/03/2020
Estações trazem oportunidades para empresas de segmentos diversos – mas é preciso cautela ao apostar no clima frio
FONTE: PEGN 13 MAR 2020
Café: bebidas e alimentos quentes são mais buscados no inverno, mas não devem compor 100% do cardápio
No frio, a rotina tende a ser diferente de como é no calor. Damos preferência aos alimentos quentes, às roupas com tecidos mais grossos e podemos até preferir ficar em casa em vez de sair. Mas, antes de apostar nessas tendências para atrair clientes no outono e o inverno, empresas precisam pensar duas vezes. É preciso ter estratégias que se adaptem a oscilações de temperatura.
“Como somos um país em que o inverno não é tão predominante, a tendência de ter negócios muito específicos para a estação não se destaca tanto”, diz Henrique Romão, consultor do Sebrae-SP.
O cenário, é claro, varia de acordo com a região do país. Por isso, a recomendação do consultor é observar o comportamento de acordo com a regionalidade – e apostar em um bom mix de produtos ou serviços para lidar com variações.
Veja, abaixo, dicas e exemplos de como se preparar para o outono/inverno.
Portfólio variado
Romão indica que a melhor estratégia para a troca de estação é apostar na diversificação. Vale incluir no portfólio alguns produtos ou serviços mais buscados nos dias frios – sem, no entanto, deixar de lado as opções que combinam com dias mais quentes.
“Em segmentos como o de sorveterias, muitas empresas já estão surgindo preparadas para oferecer produtos mais atemporais, incluindo opções como fondue no cardápio”, afirma o consultor.
A estratégia é adotada por Daniel Machado e Natália Tosatto, fundadores da confeitaria Enrolado & Granulado. Localizada em São Paulo (SP), a loja de doces costuma vender mais em épocas mais frias, mas tem estratégias para os dias quentes que ocorrem em meio ao outono e ao inverno.
“Não dá para esperar que vá ser frio todos os dias. O que fazemos é adaptar bebidas para ajudar no consumo dos doces”, diz Daniel. O negócio também é afetado pelos dias de chuva. Nesses casos, o delivery é um aliado. “Também trabalhamos bastante com o marketing digital para estimular o fluxo.”
O potencial das entregas também é destacado pelo consultor do Sebrae-SP. “O delivery é muito mais convidativo nos dias frios, e é uma tendência que já vem ganhando espaço independentemente da estação”, afirma o consultor, ressaltando que os serviços oferecidos em domicílio também tendem a ser atrativos.
A opção também é considerada estratégica frente à pandemia do novo coronavírus, já que as pessoas devem evitar locais muito cheios. "A tendência é que o comércio vá mais para o virtual do que para o físico", afirmou anteriormente a PEGN David Kallás, professor e coordenador do centro de estudos em negócios do Insper.
Vantagens do e-commerce
Além da diversificação, quem vende produtos pela internet tem a vantagem de poder vender para clientes de várias regiões. “No caso de uma empresa de moda praia, por exemplo, a diversificação para a moda fitness pode ser interessante. Também pode ser acompanhada da venda para estados em que o clima se mantém quente”, aponta o consultor.
Letícia Vaz, fundadora do e-commerce de roupas LV Store, é uma das empreendedoras que aproveita essa oportunidade. Com foco no público jovem, ela diz que as peças desenhadas para o frio representam no máximo 30% de suas coleções, mesmo no inverno. Isso porque a maior parte dos suas clientes está no Sudeste e no Centro-oeste, onde o frio não tende a ser tão rigoroso.
“Como somos uma confecção, também temos um timing muito bom. Conseguimos produzir as peças com menos antecedência e já sabendo melhor como vai estar o clima”, afirma ela. Outra estratégia é apostar mais em peças atemporais e menos em tendências momentâneas – e direcionar bem a publicidade para cada cliente.
“Nosso e-mail marketing é segmentado por região e temperatura. Se hoje baixou drasticamente a temperatura em Santa Catarina, as clientes vão receber sugestões de peças de inverno, mesmo sendo verão. Em Salvador, o conteúdo vai incluir peças como biquinis”, diz.
* Para lhe ajudar a Lucrar mais, temos Soluções Empresariais para Profissionais Liberais, Empreendedores e também para Pessoas Físicas, conte conosco em 2020!!!
1. DESPACHANTES DOCUMENTALISTAS
Processos Administrativos, Cartórios e Repartições
2. LEGALIZAÇÃO EM GERAL TODOS OS ÓRGÃOS
Empresas, Pessoas Físicas e Todo Tipo de Imóvel
3. CONTADORES e AUDITORES
Contábeis, Fiscais e Tributários (Recuperação de Impostos)
4. PERITOS AVALIADORES JUDICIAL/EXTRAJUDICIAL
Para Empresas, Negócios & Imóveis em Geral
5. ENGENHARIA & ARQUITETURA
Projetos, ART/RRT, Obras e Reformas em Geral
Tel. (21) 4102-0827 WhatsApp 97985-2445 ou Envie sua Questão para jrpimentel@jrpimentel.com.br