AQUECE MERCADO IMOBILIÁRIO COM NOVA LEGISLAÇÃO. MUDANÇAS TROUXERAM AVANÇOS NAS LIBERAÇÕES HABITACIONAIS E URBANÍSTICA
Publicado em 20/02/2020
FONTE: BRASIL BROKERS 20/02/2020
A mudança na legislação de habitação e urbanismo do Rio de Janeiro é um fator que está ajudando na retomada do mercado imobiliário carioca, segundo o arquiteto e urbanista Afonso Kuenerz, mas ainda há muito a ser feito para que a cidade possa se desenvolver melhor e mais rapidamente em várias áreas.
Depois de décadas sem alteração nas regras para construção no Rio de Janeiro, no início do ano passado foi aprovado o Projeto de Lei Complementar 198/19, que modificou o tamanho mínimo do imóvel para 25m² de área útil e tornou dispensável a vaga na garagem para os empreendimentos que ficam próximos ao amplo acesso a transportes públicos.
— Até o começo do ano passado, havia bairros da Zona Sul em que a área mínima era de 60m². Isso impedia que a população tivesse acesso a moradias menores. Depois de muita mobilização, foi feito um novo quadro de obras. E, na minha opinião, não deveria existir restrição de tamanho, o mercado é que deveria definir — explicou Afonso Kuenerz.
De acordo com o arquiteto, há grande expectativa em relação aos projetos que estão no momento na Câmara Municipal à espera de votação após o recesso do carnaval. Eles devem estabelecer novos parâmetros, simplificando os processos para licenciamento e edificações.
— A legislação carioca é extremamente restritiva e está muito defasada. Somos restritivos comparados a outras metrópoles e até em relação a outras capitais do país. Em São Paulo, por exemplo, não tem restrição de tamanho mínimo do imóvel, é o mercado, a demanda, que determina — avaliou.
Entre as regras ultrapassadas, o urbanista citou o Decreto 322, de 1976, ainda em vigor, que limita o tamanho dos prédios a um piso de 40 metros por 40 metros.
— Por conta dessa regra, o Pedregulho, obra icônica da nossa cidade, citada nos livros de arquitetura no mundo todo, não poderia ser construído hoje. Na Zona Sul, temos vários "dentes" (terrenos vazios), quando o decreto saiu, já havia vários prédios altos ao lado de poucas residências — lembrou.
Entre as mudanças propostas e prestes a ser votadas, Afonso Kuenerz destacou o Projeto de Lei 141/19, que flexibiliza a construção nas encostas, permitindo a revitalização de áreas da cidade que hoje estão abandonadas.
— Aqui no Rio de Janeiro, mal você sobe a encosta, já há uma lei mais restritiva. Poderíamos ter resorts espetaculares em lugares como as Paineiras, mas a lei impede. Em função disso, o Joá e o Alto da Boa Vista estão decadentes — lamentou.
O urbanista citou ainda o Projeto de Lei 136/19, que prevê o melhor aproveitamento de imóveis em áreas perigosas da cidade, com a reconversão, podendo transformá-los em empreendimentos maiores, que contem com mais infraestrutura de segurança.
— Outro fator que atrapalha o setor produtivo é a demora para aprovar os projetos. As empresas levam de um ano a um ano e meio para finalizar o processo devido a tantas exigências. Enquanto isso, você está competindo com pessoas que constroem ilegalmente. Devido a essa demora, está se desenvolvendo um mercado ilegal e nefasto — concluiu.
* Precisando de AVALIAÇÕES TÉCNICAS - Pareceres, Laudos, Perícias e Vistorias para Acordos, Análises e Ações Judiciais de EMPRESAS/IMÓVEIS (Qualidade e com Normas Técnicas)
Consulte PERITO COORDENADOR José Pimentel Registro Federal CNAI 10163 e Registro CRECI RJ 60117
PTAMs - PARECERES TÉCNICOS de AVALIAÇÃO MERCADOLÓGICA para:
PERÍCIAS E VISTORIAS: EMPRESAS, IMÓVEIS e PONTOS COMERCIAIS
COMPRA, VENDA, PERMUTA, ARRENDAMENTO, ALIENAÇÃO etc...
LOCAÇÃO: REVISÃO DE VALOR e RENOVAÇÃO - ACORDOS/JUDICIAIS
EMPRESARIAL: SOCIEDADES, MUDANÇA DE COTAS, ANÁLISES GERAIS
PATRIMÔNIO: INVENTÁRIOS, PARTILHAS, DISSOLUÇÕES e DIVÓRCIO
CONTESTAÇÕES DE INDENIZAÇÃO NAS DESAPROPRIAÇÕES EM GERAL
CONTESTAÇÕES DE IMPOSTOS EM GERAL: IPTU/ITD/ITBI/LAUDÊMIO
AVALIAÇÃO: LUCROS CESSANTES, PERDAS e DANOS, PENHORAS etc
AVALIAÇÃO EM GERAL PARA CEF, BB, BNDES, BANCOS e FINANCEIRAS
* DESPACHANTE NOS ÓRGÃOS PÚBLICOS E TODAS LEGALIZAÇÕES. PARCERIAS EMPRESAS e PROF. LIBERAIS
CONSULTE-NOS HOJE!! Engenheiros e Arquitetos se preciso.
PARCERIAS EMPRESAS e PROF. LIBERAIS Descontos para Advogados, Contadores e Escritórios
Tel. (21) 4102-0827 WhatsApp 97985-2445 Envie sua Questão jrpimentel@jrpimentel.com.br