Falta de estratégias de marketing digital e uma capacitação precária podem levar uma empresa ao fracasso. Por outro lado, algumas atitudes podem ser tomadas para reverter esse cenário
O marketing digital desempenha um papel importante no sucesso das pequenas empresas.
Segundo um levantamento realizado pelo Sebrae em 2018, uma a cada quatro empresas fecha antes de completar 2 anos de existência. Dentre os principais motivos mencionados está a dificuldade de montar estratégias de marketing, especialmente no meio digital, e a falta de capacitação dos empreendedores.
Caso você seja proprietário de um pequeno negócio, não se desespere. Uma série de iniciativas podem te ajudar a transformar seu empreendimento, garantindo um crescimento saudável e a sobrevivência da iniciativa.
Confira quais são:
Pense em SEO
Você conhece o SEO? Do inglês “Search Engine Optimization”, a técnica consiste em otimizar o seu site de forma que ele se destaque em ferramentas de busca, como o Google.
Essa é uma ótima maneira de aumentar a visibilidade do seu negócio sem pagar por isso. Um empreendedor que deseja sucesso deve se capacitar nessa técnica – ou contratar um especialista para o ajudar.
Use a psicologia nas suas campanhas de marketing
Conhecer a forma como seu consumidor pensa é o primeiro passo para fazer uma campanha de marketing efetiva. Dessa forma, é possível pensar em abordagens mais assertivas e que gerem mais impacto.
A primeira coisa que você deve se indagar é: "o que meus clientes gostam e por que eles gostam disto?".
Considere aprender outro idioma
Seja para atender mais clientes, ter um contato mais próximo com certos fornecedores ou até ter acesso a mais conhecimentos, aprender um novo idioma é uma habilidade útil para todos os empreendedores.
Você precisará investir muito tempo, mas isso irá te recompensar imensamente no futuro.
Implemente dados estruturados
Se você quer chamar atenção das ferramentas de buscas, apenas aplicar conceitos básicos de SEO pode não ser o suficiente. Você já ouviu falar no conceito de “dados estruturados”?
Os dados estruturados são uma forma de marcação que é feita diretamente no código fonte do seu site. Ele permite que as ferramentas de buscas consigam processar com mais facilidade as informações que estão nesse site.
Como consequência, seu desempenho nas pesquisas irá aumentar exponencialmente – e quanto mais tráfego, mais clientes.
Aprenda sobre a história do marketing
O marketing digital é um conceito relativamente novo, mas a ideia geral é bastante antiga – e todo empreendedor precisa conhece-la.
O motivo para isso é que montar uma boa campanha é, primeiramente, uma questão de criatividade. Saber sobre o que já foi feito pode ajudar o administrador de um negócio a pensar com mais clareza sobre qual o próximo passo que ele deve dar.
Considere pedir um empréstimo
Dinheiro é essencial para tirar as ideias do papel, e é normal que um pequeno negócio não tenha um capital para investimentos muito grande. Mas diversas instituições financeiras podem ajudar você.
No Brasil, são oferecidas linhas de crédito especiais para pequenos negócios, abrangendo diversas necessidades e perfis de empreendedores. Mas cuidado: um empréstimo mal gerenciado pode arruinar seu negócio. Tenha sempre em mente o objetivo do dinheiro e qual é a sua capacidade de pagar o montante.
Aposte em outras formas de divulgar seu negócio
Redes sociais e websites são uma ótima forma de divulgar seu negócio, mas não se atenha somente a isso. Diversas outras ferramentas digitais podem ser usadas para dialogar com seu cliente.
Um exemplo que pode fazer a diferença para seu empreendimento é o e-mail marketing. Com essa ferramenta, os consumidores podem receber diretamente nos seus endereços eletrônicos informações sobre promoções e novidades.
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