VENDER MAIS? MAIS NEGÓCIOS? Empreendedores que saem da informalidade VENDEM MAIS, diz pesquisa |
Publicado em 09/10/2019 |
FONTE: SEBRAE
Para a empresária Gloria Maria de Araújo, a formalização ajudou a projetar a marca
Uma pesquisa feita em 2019 e atualizada em setembro pelo Sebrae sobre o perfil do microempreendedor individual (MEI) brasileiro mostrou que, após a formalização do negócio, 71% dessas pessoas conseguiram aumentar as vendas, 72% sentiram melhoras nas condições de compras com fornecedores, e 48% conseguiram vender produtos e serviços para outras empresas. Além disso, 76% tiveram na atividade sua única fonte de renda.
— As pessoas estão vivendo somente a partir dessa atividade, um reflexo também do mercado de trabalho formal, que não está com vagas suficientes para comportar a demanda — disse Leandro Luís de Sousa Marinho, gerente de Atendimento do Sebrae.
Em relação aos motivos que levaram os empreendedores a buscar a formalização, 25% apontaram os benefícios do INSS, e 61%, as vantagens do registro formal (possibilidade de emitir notas fiscais, fazer compras mais baratas, chance de crescer, evitar problemas com fiscalização e vender para outras empresas).
Sobre a faixa etária dos microempreendedores, os jovens, entre 18 a 29 anos lideram o ranking dos que mais procuram autonomia financeira como MEI, alcançando os 41%. A pesquisa do Sebrae também mostrou que o percentual de MEIs cai à medida que o empreendedor envelhece. Pessoas entre 30 a 39 anos representam 37%, pessoas de 40 a 49 anos, 32%, e aquelas com mais de mais de 50 anos são 21% dos empreendedores.
Mais facilidade para projetar a marca
A empresária Gloria Maria de Araújo, de 56 anos, contou que desde quando decidiu investir em seu negócio, em 2015, sabia que queria ser uma empreeendora formal. Por isso, fez seu registro. Ela é dona da Gloria Turbante e Estilo. A empreendedora atende em sua casa, mas também tem pontos fixos de venda: um na Casa Omolokun, na Gamboa, e dois pontos na Lapa, um deles é na Feira do Lavradio, que acontece no primeiro sábado de cada mês.
— Lancei minha marca em 2015 e fiz logo o MEI, porque eu queria começar de uma forma legalizada. Eu não gostaria de funcionar sem isso, porque já era profissional liberal e tinha esse conhecimento. A legalização é o caminho para crescer, buscar melhores preços, solicitar crédito, se aliar a outros empreendedores. Assim fica mais fácil projetar a marca — disse Gloria, que é formada em Administração.
A empreendedora também contou que o conceito da marca está no turbante como elemento de ligação com quem utiliza o produto, que é mais do que um simples adereço.
— Eu uso meu produto para falar da autoestima da mulher negra, que é meu nicho de trabalho inicial. Então, eu quis passar minha experiência de vida para minha marca, para que o turbante se torne uma coroa para essas mulheres. E o negócio acabou trazendo uma outra demanda. Muitas pessoas com problemas capilares encontram uma saída no turbante pela facilidade de ele ser colocado.
Empreendedorismo Week in Rio
Para incentivar os novos empreendedores, o Sebrae está realizando até sexta-feira, dia 11, a Empreendedorismo Week in Rio, que tem mais de cem atividades em diversos municípios do Rio, com oficinas, palestras e seminários.
— Queríamos colocar nossos serviços à disposição dessas pessoas que querem evoluir na gestão do negócio, porque o microempreendedor é a razão de ser do Sebrae — disse o gerente.
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