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Negócio Lucrativo? O passo a passo de Planejamento e Ações para superar dificuldades e ter Sucesso
Publicado em 13/05/2019
O ponto de partida é o planejamento para saber quais ações são necessárias para transformar prejuízo em resultados positivos

FONTE: PEGN 13.12.2018|Por G.Lab para Makro

A expectativa era de recuperação em 2018, com a economia mais forte. Mas a previsão feita por economistas e pelo governo no início do ano não se confirmou até agora e o crescimento da atividade deve ser baixo. Quem não se preparou para o período de dificuldades do Brasil, vem sentindo os efeitos, como a queda no faturamento e a dificuldade em obtenção de crédito.

Apesar de faltar pouco tempo para o final do ano, ainda é possível colocar a casa em ordem, minimizar perdas e ainda obter lucro. O primeiro passo deve mapear cuidadosamente as possíveis fontes de desperdício de dinheiro. “É preciso olhar para dentro do negócio para cuidar bem do caixa da empresa e reduzir as despesas que não comprometam o atendimento”, ensina Sirlandei Mariano, consultor do Sebrae de São João da Boa Vista (SP).

Algumas despesas frequentemente são uma espécie de torneira quebrada. Como o desperdício é em gotas, o empreendedor não costuma perceber o que está indo pelo ralo. É o caso dos gastos com combustíveis. “A empresa gasta sem perceber. Isso também acontece com o telefone. Muitos empreendimentos até hoje não têm um plano de telefonia para baratear as despesas. São custos bobos que consomem um bom dinheiro, como água, gás, energia elétrica”, explica.

Outro ponto de atenção, segundo o consultor, deve ser a gestão de estoque. Compras excessivas, sem planejamento, podem tornar o estoque o “vilão” de um negócio. “Esse é um acumulador de dinheiro, por isso é preciso ter muito cuidado. Em momentos como esse, vale mais do nunca a regra de que o ideal é ter o mínimo necessário para não deixar de atender o cliente. O empreendedor deve levar em consideração a sua demanda orgânica e qual é a geração de custo com esse estoque.”

Cuidados na escolha de fornecedores também ajudam a minimizar certos custos. O Makro, por exemplo, conta com facilidade no pagamento, como o uso de cartão de crédito, que possibilita um planejamento financeiro de acordo com a necessidade de cada empresa.

Para descolar dos efeitos da crise, o consultor do Sebrae sugere ainda que o empreendedor nunca deixe de investir no seu planejamento, sempre tendo em vista sua capacidade de calcular cenários para o negócio, de acordo com a realidade do mercado. Uma ferramenta importante é o banco de dados com informações sobre comportamento de vendas e perfil dos clientes.

“Um relatório geral dá um norte mais seguro para o empreendimento, porque ajuda a olhar para o mix de produtos e trabalhá-lo de forma mais efetiva, ajudando na formação da margem de lucro, no cálculo do tempo de reposição de estoque e na previsão de vendas”, detalha o especialista.

O consultor sugere ainda algumas promoções para melhorar o desempenho das vendas, mas alerta para o risco das liquidações. “Até o momento da queima de estoque tem de ser muito bem estudado para que não sacrifique as margens a qualquer custo”, pondera.

Em momentos de baixa atividade econômica, ampliar o leque de consumidores também se torna uma tarefa importante. Além das informações do perfil atual de clientes, outro caminho é fazer campanhas em redes sociais, que exigem baixo investimento. No entanto, é preciso que esse trabalho seja direcionado, focado no tipo de consumidor que se quer atingir, para que os resultados sejam alcançados.

O desenvolvimento de parcerias, que normalmente tem um custo muito baixo, é mais uma forma de tentar baixar custos e oferecer produtos e serviços com algum valor adicional para a clientela. Um bar, por exemplo, pode fazer uma parceria com uma loja de roupas, com algum tipo de promoção que agregue benefícios aos dois negócios, como o aumento do fluxo de clientes. “É possível movimentar uma base comum de clientes, mas para isso é necessário pensar em qual tipo de benefício vai ser oferecido”, lembra o consultor do Sebrae.

Mariano sugere o seguinte roteiro para quem quer se descolar da fase delicada da economia e melhorar os resultados de seus negócios:

- Identifique quais são as ações a serem realizadas de imediato.
- Defina quais são os objetivos dessas ações.
- Saiba quais serão os benefícios a serem alcançados.
- Veja o que essas ações trarão além de dinheiro, além do objetivo imediato.
- Especifique quem vai cuidar de cada uma dessas ações.
- Tenha claro qual será o prazo para colocá-las em prática.
- Seja rígido quanto ao controle da implementação dessas ações.
- Detalhe a cada quanto tempo será preciso parar para uma avaliação e decidir se segue no mesmo rumo ou muda o planejamento.


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