FONTE: PEGN 09.05.2018 Por Redação
Inspire-se com brasileiros que lucram alto ao oferecer comidas menos calóricas e pratos para quem tem algum tipo de restrição alimentar
O mercado da alimentação saudável é um dos que mais promissores do país. Afinal, a preocupação das pessoas com o que comem é crescente.
Há quem venda comida menos calórica ou voltada para quem tem algum tipo de restrição alimentar. Conheça algumas histórias:
1. Fast-food saudável
Camila Miglhorini fez carreira fazendo serviços de consultoria para franquias de alimentação. E percebeu que havia espaço para um fast-food de alimentação saudável. “Durante minhas pesquisas de mercado, percebi que até comprar uma simples salada podia ser algo caro e que, normalmente, os restaurantes de alimentação saudável são muito sofisticados”, diz.
Com vontade de oferecer uma refeição rápida e com preço acessível, Camila investiu R$ 45 mil para abrir, em Paulínia (SP), o Mr. Fit. O prato que faz mais sucesso no cardápio da Mr. Fit é o estrogonofe de proteína animal com biomassa de banana verde com arroz integral e chips de batata doce. Além dele e os outros 12 pratos prontos, há outras opções de refeições prontas, todas acompanhadas de proteína animal ou vegetal, carboidrato e fibras.
O Mr. Fit também produz hambúrgueres, omeletes, wraps, lanches e opções kids – todos com opções veganas e vegetarianas. Hoje, a rede está em 17 estados brasileiros e fatura R$ 3,5 milhões por mês.
Saiba mais sobre a história em https://glo.bo/2FX9Ew9.
O administrador Lucas Marin, o economista Henrique Zanuzzo e o xxxx Luis Fontes, cofundadores da plataforma OneMarket (Foto: Divulgação)O administrador Lucas Marin, o economista Henrique Zanuzzo e o xxxx Luis Fontes, cofundadores da plataforma OneMarket (Foto: Divulgação)
2. Clube de assinatura
O administrador de infância Lucas Marin nunca teve restrições alimentares. Mas uma de suas tias é celíaca e não pode consumir glúten. Essa restrição serviu como a inspiração para que ele e seus sócios – Henrique Zanuzzo e Luis Fontes – criassem a OneMarket, uma plataforma de clubes de assinatura de caixas para quem têm alimentação saudável ou restritiva. Há opções de comidas sem glúten, sem açúcar, sem lactose e veganas.
A ideia agradou o mercado: a empresa recebeu R$ 3 milhões em investimentos para aperfeiçoar seu modelo de negócio. E deu certo. A empresa já tem um faturamento milionário.
Inspire-se com a OneMarket e saiba mais sobre a empresa em https://glo.bo/2wlqKVi.
3. Lanches saudáveis para empresas
A economista paulistana Maria Carolina Dassie Afonso, de 34 anos, ainda estava trabalhando na Bovespa – a Bolsa de Valores de São Paulo, agora chamada de B3 – quando percebeu que o hábito de comer lanches saudáveis não era muito comum no ambiente corporativo.
Observando esse cenário, a maratonista decidiu investir na ideia de um clube de assinatura de lanches: em 2014, ela abriu a Hisnëk. Quando adere à assinatura, o consumidor recebe 22 opções de snacks em sua casa ou no local de trabalho. Os produtos são escolhidos pela própria Carolina. Há três tipos de caixas disponíveis: a Clássica, a Hisnëk Kids e a Hisnëk Free (sem glúten e lactose).
Entre os produtos, estão bolinhos, brownies e cookies. O critério de seleção leva em conta alimentos que não possuem gorduras trans ou hidrogenada e tampouco aditivos tóxicos como corantes sintético e conservantes.
O diferencial da Hisnëk é que seus produtos podem ser oferecidos pelos RHs como benefício aos funcionários.
Saiba mais sobre a empresa em https://glo.bo/2K5hc2G.
4. Do direito ao empreendedorismo
Em 2014, Bianca Simões resolveu deixar de ser advogada, foi morar em Londres e começou a estudar gastronomia e alimentação saudável. Passou a estudar o mercado, contratou uma consultoria para conhecer melhor o terreno por onde estava caminhando e, no fim de 2015, investiu R$ 500 mil para abrir sua própria empresa, que leva seu nome, Bianca Simões.
Os primeiros produtos lançados foram quiche, bolo e quibe veganos. Mais tarde, a empresa lançou granolas e, mais recentemente, chips de couve. “O portfólio foi sendo lançado gradualmente, sempre fui cautelosa em termos de crescimento”, diz.
Inicialmente, Bianca Simões vendia seus produtos diretamente aos consumidores, mas seis meses depois de fundada a empresa, ela viu a possibilidade de vender a grandes redes varejistas. A mudança fez a empresa realmente engrenar. No ano passado, a empresa faturou R$ 2,1 milhões.
Saiba mais sobre Bianca e seu negócio em https://glo.bo/2KK4kQx.
5. Problema do filho vira oportunidade de negócio
A comunicadora social Adriana Fernandes sempre teve vontade de empreender no mercado da alimentação. Porém, devido às obrigações do dia-a-dia e a rotina de trabalho, o sonho de abrir o próprio negócio teve que ser adiado por longos anos.
Quando seu filho Léo veio ao mundo, entretanto, sua vida mudou. E não só pela chegada do menino. “Ele não podeia comer nada com glúten ou lactose. E no esforço para cozinhar para ele, percebi que poderia fazer comida para quem tivesse restrições alimentares”, afirma. Nascia ali a Mandala Comidas Especiais.
A empresa faz refeições sem glúten, leite, ovo, soja, trigo, amendoim, castanhas, peixes, crustáceos e seus derivados. Além disso, as receitas não levam ovos e leite – ou seja, também são opções para veganos. Em 2017, a empresa superou os R$ 800 mil de faturamento.
Conheça a Mandala em https://glo.bo/2jGakNT.
6. Fast-food de saladas
O sonho de abrir uma empresa em conjunto era antigo, mas só começou a tomar forma em 2015, quando os capixabas Vinicius Loyola e Taiguara Moura se reencontraram e retomaram os debates sobre empreender.
No auge da crise econômica do país, a dupla decidiu investir em alimentação saudável fora de casa, em um modelo de fast-food. Foi assim que nasceu a Green Station, um restaurante de salada por quilo.
Nos restaurantes da Green Station, os clientes escolhem os ingredientes que querem e as quantidades - há opção de folhas, legumes, proteínas e carboidratos. Atendentes montam o prato, misturam todos os ingredientes e pesam a salada – em média, cada cliente gasta R$ 18 no restaurante. Em 2017, a empresa fechou o ano com faturamento de R$ 8 milhões.
Saiba mais sobre a empresa em https://glo.bo/2FWjoae.
7. Lanchinhos para crianças
Uma das grandes frustrações de Larissa Souza dos Santos, de Ji-Paraná, em Rondônia, era ver suas filhas levando comidas industrializadas nos lanches da escola. Para o problema, criou uma solução – que se tornou um negócio lucrativo.
Fundou a Snack Saudável, rede que prepara lanches com “comida de verdade” para crianças. Presente em todas as regiões do Brasil, a empresa faturou R$ 1 milhão em 2017.
Conheça a história da Snack Saudável em https://glo.bo/2rt3wrj.
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