fonte: Javan Máximo
Empreender não é uma tarefa fácil e, por isso, é preciso ficar atento a diversos pontos antes de encarar um novo desafio. Muitos empreendimentos fecham as portas devido à falta de planejamento inicial. Se tudo fosse simples, todos nós seríamos empresários, então separei algumas dicas do que é preciso colocar na ponta do lápis antes de antes de iniciar um negócio.
FAÇA UMA AUTOAVALIAÇÃO
Para ter um negócio próprio, é preciso ter em mente que tudo vai além do que apenas ter uma boa ideia nas mãos. Logo, antes de iniciar uma microempresa, de comprar uma franquia ou formatar uma startup é preciso ter a plena certeza de que isso é o que você realmente se enxerga fazendo nos próximos anos. Eu realmente gosto? Tenho certeza de que vou focar 100% na empresa? Estou convicto de que sucesso requer dedicação, tempo, requer abrir mão de coisas que já fazem parte da minha rotina em prol do crescimento do negócio?
Faça uma autoavaliação e identifique seus pontos fortes, habilidades e pontos fracos. Trabalhe para aprimorar o que for positivo e desenvolver o que for negativo. É importante saber trabalhar com estes pontos, para que você consiga identificar qual o melhor caminho para traçar seu Plano de Negócio e para que ele seja seguido de forma eficaz.
REFLITA SOBRE ISSO!
IDENTIFIQUE O SEGMENTO CORRETO
Após uma criteriosa análise de perfil, chega a hora de escolher qual negócio combina mais com você. Quem já tem um negócio próprio sabe como os olhos brilham sempre que alguém elogia sua empresa por algo que você fez com perfeição. Não tem coisa melhor! Por isso, opte por algo que você vá fazer com paixão para entregar o melhor resultado.
Se um sócio for interessante para o negócio, selecione alguns critérios para definir qual será o papel de cada um na empresa, como será definido a participação nos investimentos que serão feitos, além de identificar se as habilidades dele são um complemento para as suas. Estas habilidades devem suprir a deficiência que o outro possui.
ELABORE UM PLANO DE AÇÃO
Defina quais serão as metas que pretende alcançar com o seu trabalho e em quanto tempo. Com esta reflexão fica muito mais fácil traçar quais serão seus objetivos e o que será necessário para atingi-los, quais serão os recursos utilizados, em quanto tempo e quanto dinheiro irá gastar para ter sucesso no negócio.
PONTO COMERCIAL x TRABALHO HOME OFFICE
Há negócios em que será necessário um ponto comercial, para isso, é de extrema importância escolher um local adequado para o tipo de serviço que pretende trabalhar. Identifique questões como a sazonalidade, se a logística é interessante para o seu cliente, se o local possui alguma restrição legal (evite sustos), converse com comerciantes da mesma região, e aquela dica primordial, que não pode passar batida, MEU NEGÓCIO TERÁ VISIBILIDADE NESTE LOCAL? Não adianta levantar todas estas informações e não ter esta última certeza. Ela é essencial para a continuidade e crescimento do seu negócio. Os potenciais clientes precisam saber que você está ali, então vale muito a pena investir em um bom trabalho de marketing.
Quem opta por trabalhar na área de vendas online ou prestação de serviço, por exemplo, tem a possibilidade de montar um escritório em casa, evitando gastos com locação de pontos. Embora fatos como este possam ser vistos como uma grande vantagem, é necessária atenção redobrada ao desempenhar suas tarefas em casa. Quando estamos em casa, nosso corpo tende a identificar o local como um espaço para descanso, descontração, relaxamento e, com isso, há uma grande tendência a fazer as coisas de “qualquer jeito”, deixar para depois, pausar tarefas em momentos inoportunos por distrações que podem ser evitadas com um bom planejamento. Monte um escritório onde possa desenvolver suas tarefas com precisão.
Para ambas as situações, confira abaixo algumas dicas que podem ser seguidas para que o seu dia de trabalho seja produtivo:
Mantenha seu local de trabalho organizado, onde possa encontrar tudo com facilidade
Faça um check-list do que deve ser prioridade para o seu dia
Evite distrações desnecessárias
Estipule horários de pausas para relaxar, afinal o corpo fala
PENSE NO CLIENTE
O cliente é a chave para o seu negócio, então você precisa definir quem será o seu público alvo e selecionar quais estratégias terá que usar para chegar até ele, quais mecanismos irá utilizar e o que pretende oferecer para que ele seja fiel ao seu negócio. Você vai precisar fazer pesquisas de mercado para entender qual a necessidade dele e identificar o que será feito para atrair o olhar deste cliente, despertando nele a necessidade de utilizar seu serviço.
Hoje em dia, é muito comum ouvir falar em Customer Success (Sucesso do Cliente). Este conceito tem como premissa fazer com que sua base de clientes consiga atingir os resultados desejados através das interações que ele faz com a sua empresa. Um bom trabalho de customer success além de poder aumentar sua base de clientes através de indicações, pode fazer com que a sua base atual gere ainda mais receita para a sua empresa, uma vez que seus clientes passam a consumir mais seus produtos.
Caso não saiba fazer esta pesquisa, há diversos profissionais de marketing que podem te auxiliar.
DEVO TER FUNCIONÁRIOS?
Se a resposta for sim, busque mão de obra qualificada, ofereça oportunidades para estágio e assuma o compromisso de ensinar. Não busque estagiários para servir cafezinho e fazerem funções que fogem da sua área de formação.
Seja empático, ninguém merece ter chefes que apenas pegam no pé, com críticas que não serão construtivas. Elogie por pequenos resultados e reconheça-os pelos grandes. Trabalhe para que possa proporcionar crescimento a estes profissionais que irão fazer seu negócio deslanchar e, desta forma, eles terão pensamento de donos.
NÃO ESQUEÇA! Dar feedback para os funcionários é essencial para um bom líder.
O caminho para fazer um negócio dar certo é longo, então mantenha equilíbrio entre o emocional e racional. Trabalhe duro, faça com paixão, seja grato a cada pequena conquista e os resultados vão surgir.
SE ATÉ OS HERÓIS PRECISAM DE AJUDA, ENTÃO ACREDITE, VOCÊ TAMBÉM VAI PRECISAR.
Se ainda não tem nenhum conhecimento sobre como começar um negócio ou precisa de maiores esclarecimentos, o SEBRAE disponibiliza serviços de orientação. É sempre muito válido uma conversa com consultores para buscar sanar dúvidas antes de dar um novo passo.
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