FONTE: MATEUS APUD - O ESTADO DE S.PAULO
Por oportunidade ou por necessidade. Realização de um sonho ou alternativa para voltar a ter renda. O empreendedorismo ganha força no País e as motivações são muitas. E a jornada do empreendedor é longa, requer planejamento, resiliência e estratégia. Com o objetivo de fomentar a discussão sobre o tema e a troca de experiências, o Estadão PME realiza esta semana, entre os dias 24 e 28 de setembro, a Semana Pró-PME.
Conversamos com os especialistas para coletar dicas em diferentes áreas da gestão, do financeiro à escolha dos colaboradores. São eles Alessandra Andrade, coordenadora do FAAP Business Hub; Gabryella Corrêa, criadora do do Lady Driver; David Kallás, coordenador do Centro de Estudos em Negócios do Insper; e Fabiana Cintra Franco Kamaguso, consultora do Sebrae-SP.
Não empreenda sem planejamento
A falta de planejamento pode gerar imprevistos e problemas na gestão. Fazer um plano de negócios é tão importante quanto o produto em si.
Não terceirizar a fase de planejamento
O apoio de especialistas no processo é bem-vindo, mas é fundamental que o empreendedor lidere e participe integralmente do planejamento.
Estude as oportunidades
Quando o empreendedor sabe onde e em que setor está investindo as chances de prosperar são maiores.
Analise o mercado
Saiba as vantagens e desvantagens do setor. Faça uma pesquisa profunda sobre os concorrentes, peculiaridades do segmento, descubra as demandas e converse com outros empreendedores para coletar dicas.
Tenha afinidade com o setor
É fundamental ter afinidade com o nicho escolhido. Afinal, o empreendedor viverá o negócio 24 horas por dia.
Conheça a si mesmo
O empreendedor precisa identificar suas competências e limitações. Assim, será mais fácil reconhecer dificuldades e otimizar os processos da empresa.
Viva o empreendedorismo
Participe de eventos, leia sobre empreendedorismo e conheça histórias de outros empresários.
Planejamento financeiro
Faça um planejamento completo e não fuja dele. Entenda quanto será necessário para abrir o negócio e quanto custará para mantê-lo.
Atenção ao capital de giro
O capital de giro precisa ser estruturado no início do projeto. Em vendas com cartão de crédito, por exemplo, o dinheiro será entra no caixa apenas após um mês.
Planeje a sociedade
Desde a abertura da empresa, estabeleça regras definidas para caso algum dos sócios saia do negócio.
Divida tarefas com os sócios
É importante para a empresa ter sócios com competências que se completam.
Conheça os clientes
Somente dessa maneira será possível medir as expectativas, atender às demandas do consumidor e conquistar um público fiel.
Aposte na coleta de dados
Tenha informações sobre o cliente, seja através de um CRM (ferramenta que automatiza a coleta de dados) ou simplesmente uma planilha. Elas serão fundamentais para decisões estratégicas futuras.
Defina o público
Um produto de nicho é mais assertivo e tem mais chances de se consolidar do que um produto sem público-alvo definido.
Planejamento tributário
Para a estabilidade da empresa é necessário conhecer todas as obrigações sobre impostos para não ficar irregular ou pagar tributos a mais.
Entenda de investimentos
Procure informações sobre o tema para não cair em armadilhas. Existem diferentes tipos de investimentos, saiba qual é o perfil mais adequado para seu negócio.
Parcerias com outros empreendedores
Ter parceiros em outros setores pode ser uma alternativa no início do negócio.
Separe as responsabilidades
Existem diversos tipos de funções dentro de uma empresa. Estabeleça as responsabilidades, salários e distribuição de lucro para manter o negócio e as relações saudáveis.
Empresa é diferente de família
Nunca misture os gastos pessoais com gastos da empresa. O dinheiro que entra no caixa não pode ser retirado para pagar contas pessoais, por exemplo.
Colaboradores
Quando for necessário contratar funcionários, busque colaboradores que também tenham o espírito empreendedor. Eles compreendem melhor o desenvolvimento da empresa e crescem com ela.
Teste antes de começar a vender
Para empresas do varejo, é possível testar o mercado e fazer um MVP (Produto Mínimo Viável). Por exemplo, antes de abrir um e-commerce, comece a vender o produto escolhido em outras vias, como as redes sociais. Descubra então se existe público para desenvolver melhor o negócio.
Fornecedores
Esta relação pode se tornar mais fácil se o pequeno empresário também escolher um fornecedor pequeno. Ele entende suas particularidades e necessidades, como a quantidade mínima de um pedido.
Marketing digital
Conhecimento e investimento em marketing digital auxilia no direcionamento e na estratégia para alcançar o público potencial.
Seja atualizado
Leia jornal, fique por dentro de assuntos como política, economia e temas internacionais. As consequências desse assuntos afetam diretamente o consumidor e, por consequência, seu negócio. Estar atento ajuda a se adaptar e promover mudanças.
* CONTE COM A JRPIMENTEL - DESPACHANTE & LEGALIZAÇÃO
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Perito Avaliador Judicial/Extrajudicial de Empresas /Imóveis Registro Federal CNAI 10163
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