FIRJAN aponta os rumos do trabalho com estudo de profissões com aumento na procura até o ano de 2020
Publicado em 30/04/2018
FONTE: O DIA Por FRANCISCO ALVES FILHO
Publicado às 03h00 de 29/04/2018 - Atualizado às 10h20 de 29/04/2018
Rio - As mudanças aceleradas do mercado de trabalho são um problema para a escolha do caminho profissional. Afinal, muitas profissões oscilam, algumas ficam em alta, outras em baixa, e há até mesmo aquelas que desaparecem. Como saber se o curso escolhido vai proporcionar, ao final, boas possibilidades de emprego? (Caso queira saber quais as profissões em alta em 2018, clique aqui)
A Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) fez pesquisa que aponta os rumos do trabalho e pode revelar quais profissionais continuarão a ser contratados nos próximos anos. Dados foram tabulados a partir das respostas de mais de 400 empresas, representando mais de 2,2 milhões de empregados dos setores de Recursos Humanos e operacional, divididos nas áreas de gestão e de produção.
O estudo relacionou profissões com aumento na procura até o ano de 2020. Faltam apenas dois anos para chegarmos até lá. Mas diante de tantas variações de mercado, difícil fazer previsões mais longas. São elas: Supervisores de Produção em Indústrias de transformação de plástico; Engenheiros de Petróleo; Técnicos em Sistemas de Informação; Trabalhadores de tratamento de superfícies de metais e de compósitos; Engenheiros de mobilidade; Técnicos em mecatrônica; Biotecnologistas; Engenheiros ambientais e sanitários e Desenhistas técnicos em eletricidade, eletrônica e eletromecânica.
CARREIRAS EM ALTA ATÉ 2020
A pesquisa da Firjan reforça o que as pessoas já sabem, mas nunca é demais destacar: para entrar e se manter competitivo no mercado, ter uma boa formação é fundamental, independentemente do cargo pretendido.
Para almejar uma vaga na área de produção, será muito difícil conseguir um bom emprego sem ao menos ter passado por um curso técnico. Na área de gestão, é fundamental ter nível superior. Em ambos os casos, para assumir cargos de gerência e diretoria o candidato deverá ter ao menos uma pós-graduação.
Entre as melhores profissões, cinco são de nível superior (Engenheiros de Petróleo, Mobilidade, Ambientais e Sanitários, Técnicos em Sistemas de Informação, Biotecnologistas), duas de nível médio/técnico (Técnicos em Mecatrônica e Desenhistas Técnicos em Eletricidade, Eletrônica e Eletromecânica) e duas para profissionais com nível básico (Produção em Indústrias de transformação de plástico, Tratamento de superfícies de metais e de compósitos).