Mercado de serviços vive expectativa de crescimento e com cenário favorável, empresas têm investido em diferenciais para
Publicado em 16/04/2018
FONTE: O ESTADÃO
As mudanças aprovadas no ano passado ampliaram as possibilidades de atuação das prestadoras de serviços terceirizados, e a tendência é que haja expansão da demanda em 2018. Se por um lado as perspectivas são positivas, por outro, quem está no ramo terá de se preparar para encarar uma concorrência cada vez mais acirrada.
Só para se ter uma ideia da força do segmento, em 2015, quando empresas ainda não podiam transferir para terceiros sua atividade principal, 11,7% dos trabalhadores (4,02 milhões) do País eram terceirizados, segundo estimativa do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea). Antes da mudança na legislação, isso se restringia às chamadas atividades-meio, como limpeza e manutenção, por exemplo. Com o fim da proibição, essa parcela deverá aumentar.
E é justamente essa aposta que a RS Serviços vem fazendo. Renato Alves, sócio-diretor da prestadora, considera que a melhor saída para se diferenciar é a excelência no atendimento. “Claro que o mercado busca reduzir custos e ganhar flexibilidade com a terceirização. Mas, em uma concorrência, ser reconhecido por prestar um serviço de qualidade faz toda a diferença.”
Alves afirma que, antes da contratação, é observado se o perfil e os valores do candidato estão de acordo com os da empresa. Os aprovados, segundo ele, são instruídos sobre boas práticas no ambiente de trabalho, que vão desde simples gestos de gentileza até o uso de um vestuário adequado ao local onde vão atuar.
Todos os contratados, sem exceção, passam por treinamentos a respeito da postura profissional e de cuidados pessoais, além de aulas específicas. Mas a educação no trato interpessoal é sempre enfatizada em busca da excelência no atendimento e do comprometimento com o bem-estar e o espírito colaborativo entre as pessoas da equipe.
Capacitar para economizar
Na avaliação do presidente do Sindeprestem, o segredo para conseguir mais produtividade sem que isso resulte no aumento de custos é investir no treinamento de funcionários. Morales ressalta que as aulas ajudam a “moldar o profissional conforme as necessidades do cliente e a encontrar formas de melhorar os processos de trabalho”