As mentiras que podem até causar demissão no trabalho - CASOS MAIS COMUNS DE FALTA DE VERDADE NO AMBIENTE CORPORATIVO
Publicado em 06/02/2018
FONTE: O ESTADÃO
Mesmo com os riscos que um profissional corre ao inventar uma história, as mentiras no mercado de trabalho são comuns. A seguir, veja quais são as inverdades mais recorrentes, segundo o advogado e professor de direito do Mackenzie, Elton Duarte Batalha; a gerente de seleção da Fundação Muder, Sueli Fernandes; o presidente do Sindtêxtil-SP, Luiz Arthur Pacheco, e a administradora de empresas e diretora da Locar Guindastes e Transportes Intermodais, Marina Simões.
CURRÍCULO TURBINADO
Frequentemente, as mentiras começam antes mesmo de se conseguir um emprego. Currículo recheados de informações que não são verdadeiras, como habilidades e experiências que nunca aconteceram, pode iludir o empregador, mas os exageros são facilmente desmascarados no dia a dia da função.
DOENÇA IRREAL
Outra mentira bastante comum é o famoso atestado médico falso ou rasurado, para justificar faltas ou atrasos. Se descoberto, pode resultar em demissão por justa causa
VELÓRIO DA AVÓ
“Matar” parente distante ou até mesmo animais de estimação pode render dois ou três dias de folga. Às vezes, o chefe não percebe, mas os colegas de trabalho, que conhecem melhor o mentiroso, podem notar a trapaça
ENDEREÇO MODIFICADO
Dar declarações inverídicas para conseguir vale-transporte ou outros benefícios também é uma mentira que surge no ambiente de trabalho. Nesses casos, é o setor de recursos humanos quem deve ficar ligado
CRIMES CONTRA A HONRA
Caluniar ou difamar um companheiro de trabalho fere princípios éticos e, além da demonstração de impiedade, pode levar o infrator a um processo com sérias consequências para sua carreira profissional. Caso o empregador pratique atos moralmente ofensivos ao funcionário, cabe indenização com pagamento de verbas trabalhistas que seriam devidas caso tivesse ocorrido dispensa sem justa causa.
PREGUIÇA DISFARÇADA
Apesar de não ser claramente uma inverdade, fingir que trabalha também entra na lista de mentiras que os funcionários contam. A atitude prejudica o cumprimento de metas coletivas de produção. Enquanto os demais trabalhadores se esforçam para alcançar a meta, o outro trabalha com produtividade menor, por alguma insatisfação. Nesse caso, a ação corretiva pode partir dos próprios pares.
MENTIRA NO TRIBUNAL
Afirmações falsas também ocorrem após a relação de trabalho terminar. Elas aparecem em processos trabalhistas nos quais o ex-funcionário pede indenizações com valores abusivos e incompatíveis com o antigo salário e cargo.