Especialistas avaliam que conjuntura da economia deve favorecer os pequenos negócios do País; polos de tecnologia ganham mais espaço e empresas voltadas à criatividade serão mais demandadas
FONTE: O ESTADO DE S.PAULO
Oportunidade para ter independência no trabalho, um meio para prosperar financeiramente ou mesmo a necessidade de continuar exercendo uma atividade remunerada após a perda do emprego. O empreendedorismo no Brasil é realidade pelas mais diferentes razões. Ser dono do próprio negócio é o quarto sonho da população brasileira, atrás apenas de viajar pelo País, comprar uma casa ou carro, segundo dados da pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM) de 2016.
Estabilidade econômica e fatores estruturais nas relações de trabalho sugerem que 2018 será um ano positivo e de crescimento para os empreendedores. Para debater o tema e as oportunidades para os próximos anos, o Estado promove a Semana Pró-PME, que começa amanhã.
Perspectivas. Para o presidente do Sebrae, a entrada em vigor da reforma trabalhista e da lei que permite a terceirização de postos de trabalho deve aumentar a busca pelo empreendedorismo no País.
“Muita empresa grande vai buscar terceirizar atividades que necessitam principalmente de criação. E está provado que quem cria é o pequeno, o grande compra pronto. Esse cenário abre um grande mercado de oportunidades”, diz Afif.
A pesquisa GEM aponta que, apesar da crise, em 2016 o número de negócios por oportunidade cresceu, chegando a 57,4%. Porém, as dúvidas sobre a estabilidade econômica do País devem continuar deixando os empreendedores inseguros. Para o doutor em Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV) Clemens Nunes, o cenário esperado para 2018 é de recuperação econômica. “A melhora é calcada na recuperação do poder de compra das famílias e no aumento do nível de emprego, além da volta do investimento por parte das empresas.”
O economista ainda afirma que, em 2018, o número de investidores-anjo crescerá. “O número aumentará por motivos estruturais, não por um fenômeno ligado ao cenário macroeconômico. Esse mercado vem amadurecendo e começa a apresentar graus de profissionalização.”
Profissionalização. Polos de tecnologia e desenvolvimento de empreendedores e iniciativas de governos estaduais fomentam a capacitação nas escolas e universidades. Este ano, em Minas Gerais, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEE) e a Associação Junior Achievement, desenvolveu o programa Meu Primeiro Negócio, especial para estudantes de ensino médio da rede pública. São 12 semanas em que os alunos aprendem, na prática, conceitos de livre iniciativa, mercado, comercialização e produção.
No Recife, o Porto Digital, iniciativa do governo estadual, empresas privadas e universidades, fomenta o empreendedorismo em tecnologia e economia criativa em toda a região. “Este ano, fizemos um trabalho de inovação aberta com grandes empresas, que nos contaram quais eram seus desafios para que, juntos, conseguíssemos solucionar problemas e criar novas fontes de receita para as empresas do Porto. Nós elaboramos um produto com a Unilever que foi responsável por mais de R$ 50 milhões de faturamento para a empresa que trabalhou nele”, conta Maurício de Carvalho, consultor de empreendedorismo do Porto Digital.
Carvalho acrescenta: “2018 será o ano da tecnologia artificial. Quando você quer melhorar eficiência e produtividade, você investe em tecnologia”.
* VAI LEGALIZAR, REGULARIZAR, ABRIR EMPRESA OU ALTERAR? CONSULTE
JRPIMENTEL - DESPACHANTE & LEGALIZAÇÃO
Documentalista e Consultor Imobiliário Registro CRECI RJ 60117
Perito Avaliador Judicial/Extrajudicial de Empresas /Imóveis Registro Federal CNAI 10163
EXPERIÊNCIA & RESULTADOS - ÓRGÃOS PÚBLICOS em Geral e CARTÓRIOS: Prefeituras, SMU, SEFAZ, PF, Vigilância Sanitária, ANVISA, Rio Luz GEM, SMAC, SEOPE, Bombeiros, ANP, Ibama, Forças Armadas, Receita Federal, INSS, INEA, PCERJ,Governo do RJ, Ibama, Patrimônio Histórico e Repartições em Geral
REGULARIZAÇÕES: Projetos, Processos, Registros, Plantas, Licenças, Acompanhamentos, Vistos
ALVARÁS: Provisório/Definitivos, Entrada, Prorrogação, Alterações e Acompanhamentos
EMPRESAS: Legalizações, Alterações, Baixas, CNPJ, JUCERJA, Certidões, Buscas, CIs
LICENÇAS: Obras, Eventos, GEM, CETRIO, SMU, ANVISA, Armas (PF/EB/PC), Bombeiros
IMÓVEIS: Audita Documentação, Registros, Regularizações para Compra, Venda, Locação etc
DOCUMENTAÇÃO: Perícias, Análises, Contratos, Averbações, Baixas, Inventários etc
AUTOS DE INFRAÇÃO: Recursos, Regularização, Guias, Processos e Acompanhamentos
CARTÓRIOS: Escrituras, Registros, Procurações, Autenticações, Reconhecimentos etc
IMPOSTOS: Cálculos, Regularização e Revisionais de IPTU, ITBI, ITD, Laudêmio, Cartoriais
* TAMBÉM AVALIAÇÃO TÉCNICA - ANÁLISES, ACORDOS, AÇÕES (Empresas/Imóveis)
CONSULTE-NOS HOJE!! PARCERIAS EMPRESAS e PROF. LIBERAIS Descontos para Advogados, Contadores e Escritórios
Tel. (21) 4102-0827 Whats App 99918-4244 Envie sua Questão jrpimentel@jrpimentel.com.br
|