Vai começar seu negócio? Empreender? Qual nome escolher para sua empresa. Veja as dicas
Publicado em 26/10/2017
FONTE: JORNAL EXTRA
Após decidir em qual mercado investir, o novo empreendedor chega a um dilema crucial: a escolha do nome da sua empresa. Essa complexa etapa é uma das mais importantes da gestão da marca, porque pode impulsionar um negócio a ser mais conhecido e visto positivamente pelos consumidores.
É necessária muita cautela nesse momento, já que é essencial escolher um nome que dure para sempre. Adriana Calderoni e Sandra Birman, sócias da iNomes, site que auxilia empreendedores a definirem suas marcas em apenas 48 horas, ensinam o passo a passo para encontrar a alcunha perfeita:
1. SIMPLES E EXCLUSIVO
O nome deve ajudar a destacar seu negócio em sua categoria, sem misturar-se com os outros. Ele deve ser fácil de falar, soletrar, curto e conciso.
- Uber é um excelente nome, que já foi criado para ser transformado em sistema, porque hoje existem várias modalidades do serviço, como Uber Pet, Uber X. Além disso, virou um sinônimo do serviço da categoria. A pessoa pode até solicitar um carro concorrente, mas vai dizer que chamou um Uber - exemplifica Adriana.
2. INTERATIVO E FLEXÍVEL
O nome deve promover identificação com o público e, com o crescimento da empresa, ele também pode expandir, sem ser muito limitante e específico. Assim, o nome deve fazer parte de sua história, desde o princípio.
De acordo com a empreendedora, a Dove foi criada depois da segunda guerra mundial, vendendo um sabonete para limpar feridas dos soldados e até hoje, depois de ampliar os produtos, é vista como sinônimo de suavidade e hidratação.
3. SIGNIFICATIVO E HARMÔNICO
O nome precisa transmitir com facilidade uma ideia ou benefício que é relevante para a marca. Além disso, deve soar bem tanto na fala quanto na escrita. É importante criar um nome que expresse a essência de seu projeto, com seus valores, princípios e posicionamento.
O repelente OFF e a Gol Linhas Aéreas acertaram com nomes curtos e impactantes que expressam os benefícios, o propósito das marcas e também remetem ao produto ou serviço oferecido; já Ponto Frio era um bom nome para uma loja de geladeiras e refrigeradores, mas não expressa bem o que a empresa representa atualmente.
4. ALCANCE GLOBAL
Crie nome estrategicamente posicionado e memorável, que transcenda fronteiras, idiomas e culturas, possuindo disponibilidade de registro legal, evitando problemas de duplicidade ou cópias.
Adriana Calderoni cita a Chana Motors, montadora de carros chinesa, como exemplo que não funciona em outra língua, por promover duplo sentido. Em casos como esse, é aconselhável fazer uma adaptação para atingir mercados estrangeiros, como fez o KFC, que inicialmente chamava-se Kentucky Fried Chicken
5. PERSONALIDADE VISUAL
O nome certo para sua marca deve possibilitar um ótimo logotipo. A quantidade e combinação das letras, juntamente com o desenho, expressam a personalidade de sua empresa.
-Se você vai abrir uma empresa, tente não usar o nome do bairro como marca, por exemplo, porque quando você abrir outra unidade pode ser que não promova identificação com o outro lugar. O nome tem que ser pensado não como algo que tem a ver com você agora, mas que daqui a 50 anos ainda faça sentido.