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23/01/12 - Economia aquecida gera novos nichos no setor de docerias
Publicado em 24/01/2012
23/01/12 - Economia aquecida gera novos nichos no setor de docerias

O bom momento da economia brasileira vem impulsionando o setor de alimentação fora do lar. De acordo com um estudo da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (Abip), o mercado de panificação e confeitaria foi o que mais cresceu entre os setores de alimentação em 2010. No total, o aumento do faturamento em relação a 2009 foi de 13,7%.

Os dados de 2011 ainda não estão concluídos. "O mercado está recebendo uma grande demanda. Mas os serviços básicos já estão abarrotados", analisa Ricardo Dumas, diretor de desenvolvimento de negócios em food service da GS&MD - Gouvêa de Souza, consultoria empresarial especializada em varejo, marketing e canais de distribuição. "Com isso, surge a necessidade de o empreendedor especificar sua linha de negócio e construir um diferencial", sugere.

Seguindo essa tendência, o mercado tem registrado o surgimento de confeitarias especializadas em um tipo de doce. As lojas especificas vão de brigadeiros a cupcakes, passando por bombas e outras guloseimas. "Como o mercado já foi tão explorado, fica difícil para o novo empreendedor entrar e conseguir sucesso com o que é comum a todos. Por isso, a especificação e a especialização são naturais em qualquer segmento", explica Dumas.

"O bom doce tem que ser prazeroso desde a vitrine"

Foi com o conceito de boutique de doces que nasceu a Pricake, confeitaria do casal de empreendedores Priscila Aguiar e Wilian Aguiar, em São Paulo. "O diferencial do nosso produto está em não conter ovo, nem leite e utilizar açúcar demerara ou mascavo. Esses três toques tornam o doce mais saboroso e saudável", diz Wilian Aguiar.

A Pricake está em funcionamento há quatro meses. O investimento inicial para colocar o projeto da confeitaria em prática foi cerca de R$ 500 mil. O valor foi investido na reforma do salão comercial, nos equipamentos de cozinha, estoque e a estrutura para a recepção dos clientes. Wilian Aguiar espera que investimento seja recuperado em até dois anos. Hoje, a boutique emprega dez funcionários e produz cerca de 2,5 mil unidades de cupcakes por dia.

A doceria teve seus 60 sabores de minicupcakes aprovados pela comunidade judaica, com a aquisição do certificado kosher parve Pat Israel. Todos os dias a loja recebe uma mashguiacha (supervisora da cozinha judaica). É ela quem liga o forno e o fogão da cozinha da Pricake - de acordo com as tradições judaicas - e confere se todos os alimentos estão alinhados à certificação. "O selo kosher permitiu que vendêssemos 2 mil caixas de pricakes no período do ano-novo judaico", explica Aguiar.

"É um doce que todo mundo gosta, mas nem sempre encontra"

Para entrar no nicho das confeitarias especificas, a cineasta e chef Mariana Araújo resolveu abrir uma doceria especializada em bombas. A Faire La Bombe Patisserie, que está em funcionamento há dois meses em São Paulo, foi inspirada no gosto pessoal da chef, que desde criança é grande fã do doce. "As bombas fizeram parte da minha infância e de muitas outras pessoas, mas isso acabou se perdendo. Hoje, é muito difícil encontrar uma fresquinha, e foi a partir daí que surgiu a ideia do negócio", conta Mariana.

A chef oferece na La Bombe 15 sabores de bombas. O cliente ainda tem a opção de escolher o tamanho, de 7 cm ou 12 cm, medida tradicional do doce. "O tamanho foi um fator que sempre me intimidou na hora de comer uma bomba. Às vezes, eu queria comer uma, mas deixava de lado por não aguentar uma inteira. Por isso, coloquei as duas opções no cardápio", diz.

Para colocar a La Bombe em funcionamento, Mariana investiu cerca de R$ 400 mil e pretende ter esse capital de volta em três anos. A confeitaria emprega nove funcionários e produz de 600 a 1.000 bombas por dia.

Dentre os planos para 2012, está a transformação da marca em uma rede de franquias. A empresária está no processo de estudo das condições do negócio para a abertura de franquias e pretende até o fim do ano colocá-la à disposição dos possíveis interessados.

Fonte: JB
 
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