FONTE: ESTADÃO 22/09/2015 | 12h04
AVON
Aos 20 anos de idade, o jovem norte-americano David McConnel batia de porta em porta como vendedor ambulante de livros em casas dos Estados Unidos. O faturamento não ia muito bem, até que ele teve a ideia de oferecer, junto com o produto, amostras gratuitas dos perfumes que um amigo farmacêutico produzia, como motivação para as potenciais clientes mulheres abrirem as portas de casa. No fim, os perfumes fizeram mais sucesso que os livros e permitiram a empresa alcançar vida longa - hoje, a Avon tem mais de 130 anos e 6 milhões de revendedores de cosméticos e perfumes. Foto: Brendan McDermid/Reuters
NOKIA
A empresa é um grande exemplo de transformação. Nasceu como uma fábrica de celulose, atuou com artigos de borracha (como botas e pneus) e fio de cobre, até que em 1967 ela se tornou um conglomerado e passou a lidar com telefones, cabos elétricos e televisores. Em 2013, a Nokia vendeu sua divisão de celulares para a Microsoft e, nos últimos anos, foca seus esforços em tecnologias de realidade virtual e, assim como a Phillips, tecnologias aplicadas à saúde. A empresa deixou na Finlândia apenas as grandes cabeças e moveu seus ativos para São Francisco, nos Estados Unidos, uma das mecas de start-ups do mundo. Com isso, tenta estar à frente das empresas “futurísticas” ao desenvolver tecnologias como a internet das coisas. Foto: Reuters
PEUGEOT
Nada de carro ou carruagem. Nos primórdios, em 1810, a Peugeot começou na moelagem de cereais, quando os irmãos Jean-Pierre II e Jean-Frédéric herdaram do pai, Jean-Pierre Peugeot, um moinho. Os jovens decidiram transformar o moinho em fundição de aço e ainda investiram em novidades industriais, como serras de fita, molas e armações para guarda-chuvas. Foi só em 1882 que a família mirou nos veículos sobre rodas - primeiro, nas bicicletas, até que em 1989, finalmente, a Peugeot produziu o primeiro carro, no ramo que a consolidaria no mercado mundial. Ainda hoje a empresa produz um saleiro que é considerado como o melhor do mundo.
PHILIPS
Famosa por fabricar lâmpadas e eletroeletrônicos como rádios, televisões, barbeadores e aparelhos de DVD, a Philips está se reposicionando. Hoje, a empresa é bem diferente daquela que nasceu 1891 na Holanda. A empresa agora se foca em produzir equipamentos médicos para a saúde. Inclusive, a companhia inaugurou uma fábrica de equipamentos médicos. No final de janeiro, a empresa inaugurou sua fábrica em Varginha, Minas Gerais, apenas para produzir aparelhos de raio-x, ressonância magnética, tomografia, entre outros.
IBM
Fundada em 1811, a IBM se adaptou aos novos tempos. Se no começo a empresa foi pioneira em fazer hardwares rudimentares, que armazenavam informações que ajudaram até em censos nos Estados Unidos, posteriormente a marca ficou famosa por desenvolver impressoras e computadores. Atualmente, a IBM foca seus esforços em novas tecnologias (inteligência artificial, nuvem, análise de dados e segurança) e na prestação de serviços de TI. Um exemplo é que, em 2014, a empresa assumiu o departamento de TI do Bradesco.
TIFFANY AND CO.
Joias? Que nada! Em 1837, quando surgiu, a Tiffany and Young (do nome dos sócios, Charles Lewis Tiffany e Teddy Young) era um empório de alto padrão. À época, a marca comercializava artigos de decoração de luxo (como pratos, jarras, enfeites, quadros e relógios) e cosméticos. Em 1853, Charles Tiffay assumiu a empresa sozinho e mudou o ramo de atuação para jóias - em 1961, Audrey Hepburn impressionou a todos com o estilo e as joias Tiffany and Co. em “Bonequinha de Luxo”.
COCA-COLA
A empresa vê seu faturamente cair na linha de refrigerantes e notou que produtos do mercado “verde” conquistam cada vez mais adeptos Como forma de manter seu sharing no mercado, a Coca-Cola investe em produtos mais “amigos” da saúde, como água mineral, sucos e até mesmo leite.
* CONTE CONOSCO SEJA NA AVALIAÇÃO TÉCNICA para Acordos/Análises/Ações Judiciais (EMPRESARIAL/IMOBILIÁRIA) ou EM TODA DOCUMENTAÇÃO PESSOAL/EMPRESARIAL COM EXPERIÊNCIA & RESULTADOS - ÓRGÃOS PÚBLICOS em Geral e CARTÓRIOS: Prefeituras, SMU, SEFAZ, PF, Vigilância Sanitária, ANVISA, Rio Luz GEM, Sec. Meio Ambiente, SEOPE, Bombeiros, ANP, Ibama, Forças Armadas, Receita Federal, INSS, INEA, Governo do RJ, Ibama, Patrimônio Histórico e Repartições (Temos Engenheiros e Arquitetos para Projetos e Plantas em Geral)
PERITO José Pimentel Registro Federal CNAI 10163 e & Documentalista e Consultor Imobiliário Registro CRECI RJ 60117
CONSULTE-NOS HOJE!! PARCERIAS EMPRESAS e PROF. LIBERAIS Descontos para Advogados, Contadores e Escritórios
Tel. (21) 4102-0827 Whats App 99918-4244 Envie sua Questão jrpimentel@jrpimentel.com.br
|