FONTE: FOLHA DE SÃO PAULO, SP, BRASIL. 19.09.2016. REINALDO CHAVES 05/10/2016 02h00
O prazo médio para abertura de empresas no Brasil é de 83 dias, o que coloca o país na 116º posição do ranking global do Banco Mundial sobre a facilidade de se começar um negócio, atrás de nações como Cazaquistão, Botsuana e Peru.
Encarar a longa lista de burocracia, contudo, é apenas um dos muitos passos necessários antes de se tornar um empreendedor.
O primeiro deles, alertam especialistas, deve ser planejar bem o produto ou serviço que será oferecido e estudar o mercado.
"Conhecer os clientes e a concorrência é essencial para estabelecer que diferenciais ele pode oferecer para conquistar o consumidor e superar os rivais", diz Simara Greco, gerente do Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade.
É preciso também avaliar os recursos necessários para iniciar o empreendimento, sejam materiais, financeiros ou mesmo conhecimentos e habilidades. "Quem empreende por impulso com muita frequência não tem vocação para isso. Se o futuro empresário não tem os recursos, deve definir como obtê-los", diz Greco.
O planejamento precisa incluir ainda itens como a melhor localização do empreendimento (se for uma loja física), estratégias de marketing, fornecedores e que tipo de gestão financeira seu negócio precisa.
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