TER EMPREGO OU O PRÓPRIO NEGÓCIO? (CONTE CONOSCO PARA EMPREENDER, SER EMPRESÁRIO, COMPRA OU ATÉ VENDER SEU NEGÓCIO)
Publicado em 21/07/2016
FONTE: Leandro Monteiro do http://www.empregourgente.com.br (Administrador, Jornalista, Pós-Graduado em Gestão de RH e Presidente do Grupo Emprego Urgente RH).
Um estudo feito pela Emprego Urgente RH aponta que de cada 100 empresas que são abertas, 75 fecham em menos de um ano de existência. Muitos são os motivos que levam um profissional a abrir o seu próprio negócio mas os principais que levam o profissional ao fracasso são:
- Buscam abrir seu próprio negócio porque não estão conseguindo emprego formal e iniciam uma empresa como aventureiros.
- Falta de dinheiro para fazer um investimento de médio prazo, ou seja, quando abrimos um negócio temos que contar que o retorno do investimento vem a partir do 6º mês e não termos em mente que ficaremos ricos em 30 dias.
- Falta de conhecimento do mercado. Não conhecer a concorrência, perfil do cliente, linhas de crédito, carga tributária e fornecedores.
- Falta auto-motivação, ou seja, desistem ao primeiro sinal de dificuldade.
Nada na vida é fácil. Qualquer direção que você quiser dar a sua vida profissional as dificuldades serão muitas e suas chances de sucesso são de 20%. É preciso ter perseverança, capital intelectual, capital financeiro, disciplina, determinação, estratégia e saber vender. Se você não tiver um desses ingredientes para o sucesso de quem vai abrir seu próprio negócio, repense seu novo projeto porque sua falência será certa!
É importante buscar empresas que oferecem franquias, que são negócios já estabelecidos ou buscar a ajuda do SEBRAE que tem palestras gratuitas sobre gestão de novos negócios e cursos de empreendedorismo.