Projeto aprovado no Senado vai sobrepor à legislação que impedia
FONTE: O DIA
Rio - O Senado aprovou nesta terça-feira o Projeto de Lei da Câmara (PLC) 167/2015 Complementar que garante ao microempreendedor individual a utilização de sua residência como sede de seu estabelecimento comercial. A novidade é para os casos em que a atividade não exigir local específico para funcionamento. O texto foi aprovado por unanimidade e seguiu para sanção presidencial.
O deputado Mauro Mariani (PMDB-SC), é o autor da proposta que altera o Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (Lei Complementar 123/2006). O parlamentar defendeu que alguns empreendedores individuais que poderiam exercer a atividade em sua própria residência, sem a necessidade de dispor de estabelecimento para essa finalidade, estão impedidos de fazê-lo pela legislação de vários estados, que proíbem a coincidência entre o endereço do empreendimento e o endereço residencial.
Os senadores que participaram do processo de votação elogiaram a proposta que, segundo eles, é importante principalmente no momento de crise econômica que o país está vivendo. Segundo a Agência Senado, os parlamentares defenderam que o projeto tem impacto social muito grande, já que desburocratiza e facilita a vida das microempresas sem gerar custos para o governo: “Um dos grandes desafios nacionais é a modernização da nossa economia. Tornar o Brasil um país mais produtivo e competitivo é o desafio que o futuro nos reserva”, declarou o líder do PSDB no Senado, Cássio Cunha Lima.
O documento já havia recebido parecer favorável na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), pelo relator Blairo Maggi (PR-MT). Ele tinha observado ser racional e economicamente viável que o empreendedor utilizasse a própria residência para o exercício de sua atividade empresarial.
* CONTE COM A JRPIMENTEL - DESPACHANTE & LEGALIZAÇÃO
Documentalista e Consultor Imobiliário Registro CRECI RJ 60117
Perito Avaliador Judicial/Extrajudicial de Empresas /Imóveis Registro Federal CNAI 10163
EXPERIÊNCIA & RESULTADOS - ÓRGÃOS PÚBLICOS em Geral e CARTÓRIOS: Prefeituras, SMU, SEFAZ, PF, Vigilância Sanitária, ANVISA, Rio Luz GEM, Sec. Meio Ambiente, SEOPE, Bombeiros, ANP, Ibama, Forças Armadas, Receita Federal, INSS, INEA, Governo do RJ, Ibama, Patrimônio Histórico e Repartições (EXCETO DETRAN)
REGULARIZAÇÕES: Projetos, Processos, Registros, Plantas, Licenças, Acompanhamentos, Vistos
ALVARÁS: Provisório/Definitivos, Entrada, Prorrogação, Alterações e Acompanhamentos
EMPRESAS: Legalizações, Alterações, Baixas, CNPJ, JUCERJA, Certidões, Buscas, CIs
LICENÇAS DIVERSAS: Obras, Eventos, GEM, CETRIO, SMU, ANVISA, Bombeiros etc
IMÓVEIS: Audita Documentação, Registros, Regularizações para Compra, Venda, Locação etc
DOCUMENTAÇÃO: Perícias, Análises, Contratos, Averbações, Baixas, Inventários etc
AUTOS DE INFRAÇÃO: Recursos, Regularização, Guias, Processos e Acompanhamentos
CARTÓRIOS: Escrituras, Registros, Procurações, Autenticações, Reconhecimentos etc
IMPOSTOS: Cálculos, Regularização e Revisionais de IPTU, ITBI, ITD, Laudêmio, Cartoriais
* TAMBÉM AVALIAÇÃO TÉCNICA - ANÁLISES, ACORDOS, AÇÕES (Empresas/Imóveis)
CONSULTE-NOS HOJE!! PARCERIAS EMPRESAS e PROF. LIBERAIS Descontos para Advogados, Contadores e Escritórios
Tel. (21) 4102-0827 WhatsApp 99918-4244 Envie sua Questão para jrpimentel@jrpimentel.com.br
|