RESTAURANTES E BARES LOTADOS NA ZONA SUL DO RIO. DÓLAR ALTO É BOM PARA O MERCADO DE A&B
Publicado em 06/01/2016
FONTE: O GLOBO POR FILIPE CEROLIM
Segmento de Alimentos & Bebidas Festejam.
* (Consulte www.suachanceconsultoria.com.br para investir no Segmento)
Lojas também registram bom movimento, assim como restaurantes e bares da Zona Sul
Associação de hotéis festeja reservas e prevê mais procura no carnaval
RIO — Mesmo sem ter ainda os números de reservas feitas para esta semana, o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), Alfredo Lopes, comemorou nesta segunda-feira o que se percebe pelas ruas da cidade: muitos turistas resolveram dar uma "esticadinha" na permanência no Rio.
- Vamos fechar o balanço amanhã (nesta terça-feira), mas diversos hotéis já comunicaram à ABIH que hóspedes pediram para ampliar a estada por alguns dias. Os pacotes de viagens estão chegando ao fim do prazo e os turistas vêm tentando ficar mais tempo - disse Lopes, que descreve essa situação como "um problema muito bom".
Ainda de acordo com o presidente da ABIH, o dólar em alta fez muitos brasileiros de outros estados trocarem pacotes para o exterior pelo réveillon do Rio.
- O brasileiro resolveu ficar no país e elegeu o Rio de Janeiro como destino favorito. Vale destacar que, geralmente, os pacotes do réveillon abrangem períodos curtos. Agora, esperamos ainda mais turistas no carnaval, que é um feriado maior. O ano olímpico promete - afirmou Lopes.
E não são apenas os hotéis que vêm faturando com o turismo em alta. Nesta segunda-feira, em Ipanema, muitas lojas estavam lotadas, algumas tinham até filas na porta, algo atípico para uma segunda-feira. E 2016 também começa com muito trabalho para garçons de bares e restaurantes.
- A percepção geral é positiva. Tem muita gente na cidade, o movimento está grande nas áreas turísticas, principalmente na Zona Sul. A alta do dólar ajuda, americanos e europeus encontraram um Brasil mais barato - disse Fernando Blower, diretor do Sindicato de Bares, Restaurantes e Hotéis do Rio de Janeiro (SindRio).
Blower destacou que o movimento cresceu não somente em estabelecimentos de alto padrão:
- A cidade tem uma gastronomia de botequim que está sendo bastante procurada por turistas. Bares vivem lotados e quem visita o Rio está adorando a mania carioca de beber chope na calçada.