Publicado em 17/12/2015
Para o presidente do Sebrae, os negócios devem crescer da porta para dentro, uma vez que a amadorismo na gestão é um dos maiores entraves ao crescimento das empresas
FONTE: BANCO DO BRASIL
Tamanho não é documento, diz a sabedoria popular. E as micro e pequenas empresas estão aí para comprovar esse ditado. Pequenas apenas no nome, elas dominam o cenário empresarial brasileiro, representando cerca 95% das empresas formais do País. Essa presença incontestável no mercado se deve, principalmente, aos cuidados em manter o crescimento constante do negócio e investir na qualificação do empreendedor.
O diretor-presidente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Guilherme Afif Domingos, diz que a melhor estratégia é a capacitação, pois um dos maiores entraves para o crescimento das empresas é o amadorismo na gestão dos empreendimentos.
— Muitas vezes, o empreendedor gerencia os negócios com base na intuição. Ele domina o processo produtivo, mas não entende de gestão. Saber interpretar o ambiente econômico traz muita vantagem competitiva — afirma Afif, destacando o papel do Sebrae na oferta de cursos de treinamento para micro e pequenos empresários.
Além do cuidado com sua própria formação, o empresário nunca deve deixar de lado processos continuados, que precisam ser atualizados constantemente, como pesquisa de mercado, previsão de custos e planejamento. Afif ensina que as estratégias inovadoras não devem se limitar aos produtos — devem ser inseridas na gestão do negócio para melhorar a qualidade dos serviços.
Fique de olho no cenário econômico e também nas planilhas da sua empresa - nito - Fotolia
— Um bom planejamento deve levar em conta o futuro e a geração de renda. Planejar também envolve previsão de custos, investimentos, retornos, vendas, lucros e fluxo de dinheiro — alerta.
Outro ponto imprescindível num mundo cada vez mais virtual é garantir a exposição da empresa na Internet, criando sites que impulsionem as vendas para além das lojas físicas e possibilitem controlar melhor o estoque.
— As redes sociais tornaram-se vitrines para as MPEs no Brasil, mas é fundamental profissionalizar essa atuação, integrando conteúdo, relacionamento e monitoramento. Isso permite uma interação efetiva que atrai novos clientes — ressalta o diretor-presidente do Sebrae.
Uma boa análise do negócio pode indicar, por exemplo, a necessidade de buscar financiamentos bancários para manter ou expandir a empresa. Mas, ao procurar um banco, o empresário deve se assegurar de que tem condições de honrar o compromisso e conversar de forma franca com o seu gerente.
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