Procon autua nove Restaurantes em pontos turísticos do Rio (A Sua Chance promove Prevenção de Vigilância Sanitária - Con
Publicado em 29/05/2014
Procon autua nove restaurantes em pontos turísticos do Rio
Estabelecimentos ficam no Jardim Botânico, Parque Lage, Quinta da Boa Vista, Forte de Copacabana e Jóquei Club Brasileiro
Fonte: O Dia
Rio - O Procon Estadual realizou, nesta quarta-feira, fiscalização nos estabelecimentos localizados em diversos pontos turísticos da cidade do Rio, tais como restaurantes e lojas. Nove estabelecimentos localizados dentro do Jardim Botânico, Parque Lage, Forte de Copacabana, Jóquei Club Brasileiro e da Quinta da Boa Vista foram autuados e serão multados. Ao todo, os fiscais recolheram e descartaram 94kg e 420g de produtos impróprios para o consumo.
No Alô Restaurante, que fica dentro do Zoológico na Quinta da Boa Vista, os fiscais encontraram 8kg e 100 de filet mignon, 2kg e 300g de ameixas, e 5kg e 200g de picanha vencidos, além de cinco barris de chope, e 4kg e 800g de produtos sem data de vencimento (entre pudim, azeitona preta e bacon). O estabelecimento também foi autuado por propaganda enganosa: adesivos em barris levavam o consumidor a crer que eles continham cerveja das marcas Stella Artois e Bohemia, mas a cerveja era Brahma.
Procon multou estabelecimentos
Foto: Divulgação
No D.R.I Café, do Parque Lage, foram recolhidos pelos fiscais 18kg e 815g de produtos impróprios (vencidos e/ou sem data de validade). Entre os produtos descartados estavam crostata de limão, chantilly, presunto Parma, palmito, queijo de leite de cabra, pão de forma, pão árabe, geleia de mamão, calda de chocolate, sanduíche misto quente, maionese, açúcar cristal e recheio de quiche de frango. O estabelecimento também foi autuado por não possuir um exemplar do Código de Defesa do Consumidor (CDC), para ser consultado pelos clientes, conforme é exigido em lei.
No La Bicyclette os fiscais encontraram mais de 6 kg de produtos impróprios para o consumo, entre massa de quiche, chocolate em pó, queijo Gruyère, suco de uva e molho balsâmico. O estabelecimento também não possuía um exemplar do Código de Defesa do Consumidor (CDC), nem tampouco cartaz com o telefone e o endereço do Procon Estadual.
Os restaurantes fiscalizados que não apresentaram irregularidades foram o Emporium Pax e o Porcão Gourmet, do Jockey Club, o Restaurante 18 do Forte, e a filial do Vicatura Artes Souveniers, no forte de Copacabana.