Senac sugere “dez mandamentos para o bom atendimento”
Publicado em 09/05/2014
Senac sugere “dez mandamentos para o bom atendimento”
Instituição está com um programa de hospitalidade para melhorar a qualidade dos serviços no Rio de Janeiro
FONTE: O GLOBO 8/05/14 - 15h38
RIO - Com a proximidade da Copa do Mundo, aumenta a preocupação com a questão do atendimento no Rio de Janeiro — uma reclamação constante de turistas e moradores. O Senac RJ está com um programa de hospitalidade, cujo objetivo é melhorar o atendimento dos serviços no Rio, e o pontapé inicial foi dado com um treinamento de equipes para o festival “Comida de Buteco”, que termina no próximo domingo, dia 11. Foram 115 garçons e atendentes capacitados pelo instrutor do Senac Wagner Couto, que começou sua carreira na área de alimentação e bebidas como copeiro há 23 anos e há sete atua na instituição.
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— O mercado melhorou muito no Rio, houve a criação de novos cursos, mas ainda há um caminho a ser percorrido para acabar com a fama de que aqui o serviço é fraco. Falta investimento — diz Couto, acrescentando que a preocupação aumentou. — Hoje vejo mais empresários preocupados com a questão do treinamento. Porque não adianta apenas investir em conceito e decoração e não entender que atenção máxima ao cliente é o principal, um valor que agrega muito.
Couto diz que os conceitos de um bom atendimento são universais, se aplicam tanto a um boteco quanto a um estabelecimento de luxo.
— Em qualquer operação de serviços, do pipoqueiro ao restaurante de luxo, o anseio do cliente é igual. Mas claro que, quanto mais caro o produto, maior a expectativa — afirma o instrutor.
Para aqueles que ainda não investiram em treinamento de suas equipes para o atendimento durante a Copa do Mundo, Couto acredita que ainda esteja em tempo de fazê-lo:
— Sempre dá tempo de treinar. Você pode fazer um curso de 30 dias ou um workshop de oito horas: certamente fará diferença na vida do funcionário. É importante incentivar, passar noções de liderança e dar crédito para a capacidade do outro — diz Couto, afirmando, também, que o empresário precisa ter boa vontade e disposição para capacitar suas equipes. — A área de alimentos e bebidas é sacrificante em termos de horário e nem sempre é fácil conseguir tempo livre para realizar treinamentos, por isso é necessário um pouco de boa vontade para disponibilizar os funcionários.