Restaurantes podem ser obrigados a divulgar informações nutricionais de alimentos
Publicado em 18/03/2014
Fonte: IBGR CITANDO A Tribuna Em: 17/03/2014
A Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) do Senado deve discutir, na terça-feira, um projeto que obriga restaurantes, lanchonetes e similares a disponibilizar aos clientes as informações nutricionais dos pratos servidos no estabelecimento.
O autor do projeto é o senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE). Segundo ele, o objetivo é ajudar o consumidor a fazer escolhas saudáveis nas refeições fora de casa, como forma de evitar o sobrepeso e as doenças a ele associadas, como hipertensão e diabetes.
Valadares argumenta que muitos brasileiros trabalham em locais distantes de suas residências, sendo obrigados a fazer as refeições em lanchonetes e restaurantes. Essa tendência dos centros urbanos, diz ele, tem resultado no aumento de casos de obesidade.
Para ele, a divulgação dos dados nutricionais, prevista no projeto (PLS 489/2011), é condição essencial para que os consumidores tomem consciência do tipo de alimentos que estão consumindo e optem por escolhas mais benéficas.
Após o exame da CMA, a matéria seguirá para deliberação terminativa da Comissão de Assuntos Sociais (CAS).