Fonte: http://www.gastronomix.net.br/news
Postado em MIX-News | Fev 25, 14
Para aquelas (es) que me conhecem vão achar que estou sacaneando, mas na verdade sempre brinco com esses profissionais que eles criaram um monstro e hoje sou muito adepto aos princípios básicos de higiene que tanto se apregoa pelo mundo afora.
Isso me faz lembrar meu primeiro chefe de cozinha nos ido dos anos 80 que me dizia que somos mais importantes que os médicos porque cuidamos da saúde e não da doença, isso quer dizer que podemos deixar nossos clientes não somente felizes com a refeição, mas saudáveis e que qualquer descuido nosso pode ocasionar sérios problemas para a saúde deles.
No Brasil somente a cozinha de coletividade tinha os processos bem definidos com relação a Alimento Seguro (Segurança Alimentar é o programa governamental), o universo comercial nem sonhava e quando adentrava pelas portas da cozinha um Nutricionista, era guerra certa, tudo mudou quando nos anos 80 o Grupo Transamérica que tem um hotel em São Paulo e que a na sua cozinha o chefe era o Incal (ex Copacabana Palace), resolveu implantar de maneira sistêmica o processo de alimento seguro, se bem me lembro foi um pega pra capar, alguém mandando na cozinha que não fosse o Chef e ainda mais uma mulher? Desculpe minhas amigas profissionais de cozinha mas era os anos 80 e praticamente só tinha homem nas cozinhas.
Se isso foi o começo de tudo não sei realmente precisar mas foi comentado e só me lembro dessa situação. Tenho certeza que deve ter sido muito complicado para os cozinheiros terem um profissional dizendo o que se podia ou não fazer. Vale lembrar que não faz muito tempo que temos data de validade nos produtos industrializados, antigamente era sempre uma interrogação o que encontraríamos dentro de uma lata, vidro, etc.
Mas posso afirmar de carteirinha meu povo, esses profissionais fizeram a diferença e hoje quando vejo um chefe enfiando o dedo no molho (diversas vezes e o MESMO) fico puto, desculpa a expressão. Onde está o respeito com o nosso comensal? Será que achamos que todos podem comer tudo e do jeito que achamos? Claro que não. Devemos sim seguir as diretrizes da ANVISA e que tem nos Nutricionista um profissional trabalhando arduamente para fazer isso acontecer. Bem, alguns, porque canso de ver Nutricionistas de salto alto, toda maquiada e cheio de bijoux, mas cada um sabe o que é melhor para si e não vou julgar, mas, já julgando na verdade.
A entrada desses profissionais foi fundamental para uma preocupação e um crescimento significativo no nível dos profissionais de alimentação. Vamos sim trabalhar juntos, porque temos muito a aprender um com o outro e com isso fazer com que não somente nossa cozinha seja elevada em mais alto grau pelo mundo afora, mas que também ninguém tenha memórias não muito boas pela passagem no nosso estabelecimento.
Cuidemos não somente da técnica gastronômica para o preparo de alimentos, mas também com todas as diretrizes com relação ao preparo de um alimento com segurança para o nosso comensal.
Não é dia da Nutricionista, mas parabéns pelo esforço incansável no dia a dia nos estabelecimentos produtores de alimentos.