Em Time que Está Ganhando Muda-se Sim (Rede Panificador Mantém sucesso com a Consultoria Especializada)
Publicado em 18/10/2013
David Eleutério
news@gastronomix.net.br
Peguei esse jargão antigo já muito falado para mostrar que devemos mudar sim e sempre, para não criarmos as famosas premissas que acabam por engessar as nossas empresas.
Tenho como exemplo uma empresa de sucesso no mercado de panificação que chamou a GastronoMix para mudar os seus processos ou melhor para analisarmos todos os processos da cadeia produtiva afim de criarmos novos procedimentos mas sem mexer na qualidade dos produtos (Situação sine qua non que nos foi colocada pelos sócios)
A ArtPão está operando há mais de 16 anos no mercado da baixada fluminense e barra da tijuca e conta com 4 lojas e uma central de produção totalizando mais de 500 funcionários.
Mas porque nos chamar se tem venda, lucratividade e nome de mercado?
Simples para mudar e mudar sempre e não ficar engessada e deitada em louros e para mostrar para o mercado que é uma empresa em constante mudança e com um Processo de Qualidade contínuo. Devemos sempre respeitar a Cultura empresarial mas colocar também algumas modificações já que a máxima “Aqui sempre foi assim” e “Aqui isso não dá certo” no qual ouvimos com bastante frequência não paralise os processos. Toda a cadeia produtiva e FT estão sendo analisados e novos procedimentos em todos os setores estão sendo aplicados com o que há de mais moderno, tanto em processos como na compra de novos e modernos equipamentos.
Sabemos que mudar não é fácil, principalmente quando já estamos no mercado e já nos acostumamos com certas situações que nos são confortáveis, o papel do consultor dentro dessas instituições é enxergar como podemos melhorar a qualidade e lucratividade em cada item aumentando assim as taxas de retorno para os seus sócios e reposicionar alguns grupos de produtos afim de aumentar a participação no mercado.
O importante nessas situações é ter sempre em mente que o processo de Qualidade Contínua seja algo permanente dentro das instituições e que não fiquemos parados pensando que o cliente sempre venha a nossa porta. Isso é perigoso, pois nos torna lento e com capacidade de resposta ao mercado muito demorada, podendo assim colocar em risco toda uma história.
Sempre falo a todos que Consultoria Gastronômica deve ser aplicado do Hotel de luxo ao cachorro quente da esquina, visando sempre a melhora em todos os itens que compõem ao nosso vasto universo de FoodService.
Parabéns aqueles que conseguem enxergar a necessidade de mudança e melhora contínua dentro das suas instituições.
Que fique a nossa mensagem desse mês.
EM TIME QUE ESTA GANHANDO MUDA-SE SIM