Entrega do Prêmio Rio Show de Gastronomia marca abertura da 3ª edição do Rio Gastronomia
Cerimônia foi apresentada pelo ator Rodrigo Hilbert no Jockey Club
GLOBO - Beatriz Inhudes, Juliana Alcantara, Juliana Prado, Renata Monti
RIO - Ritmos não faltaram para embalar a entrega do Prêmio Rio Gastronomia, na noite desta quinta-feira, no Jockey Club Brasileiro, na Gávea. Além de celebrar os melhores chefs, bares e restaurantes da cidade, com boa comida, a festa de premiação contou com uma surpresa temperada: os vencedores foram anunciados em um show de improviso. O sambista Dudu Nobre, o repentista seu Miguel e o rapper Xará se revezaram em um desafio musical e, aos poucos, revelaram os 30 premiados em diferentes categorias, num clima descontraído.
Veja também
Galeria Festa dos sabores - premiação Rio Gastronomia
Galeria Prêmio Rio Show de Gastronomia
Os vencedores do Prêmio Rio Show de Gastronomia
Com visual emoldurado pela Lagoa e o Cristo Redentor, o mestre de cerimônias Rodrigo Hilbert, ator e aprendiz de chef, anunciou a largada do maior evento gastronômico do país. São mais de 440 restaurantes com menus especiais, aulas com chefs estrelados, passeios históricos, exibição de filmes, exposição de arte e atividades para crianças até 25 de agosto.
— O roteiro do prêmio é bem divertido. Vou ter que botar ordem num rapper, num sambista e num repentista. Imagino que isso vai ser animado, não é mesmo? — disse, antes do início da premiação.
O prêmio mais esperado da noite, o de melhor restaurante, ficou com o Gero, de Rogério Fasano, que conquistou o tetracampeonato. Além de faturar o melhor italiano, acumulando sete troféus.
— Restaurante é equipe. Só se consegue perfeição com uma equipe bem formada. E no Gero temos pessoas que estão conosco há muitos anos. Guardo os troféus do Rio Gastronomia lá no escritório. A festa está ainda mais simpática este ano. Adoro esse lugar — disse.
O inventivo Felipe Bronze conquistou a marca de melhor chef (pela segunda vez) e ainda arrebatou o de melhor contemporâneo, pelo já premiadíssimo Oro. Representante da gastronomia de vanguarda no Rio, o chef enfatizou a importância do prêmio:
— Vemos aqui como o prêmio cresceu, como a gastronomia no Rio explodiu. Me lembro que o primeiro prêmio que ganhei, ainda em 2003, foi no restaurante do José Hugo Celidônio, em Ipanema. Hoje o evento está bem maior. O prêmio é um reconhecimento do meu trabalho e da minha equipe. É como se desse uma satisfação a mais aos meus cozinheiros que trabalham de 10 a 12 horas por dia. É muito gratificante.
O prêmio especial foi para o paranaense David Hertz, mentor da ONG Gastromotiva, que promove o aprimoramento da mão de obra em comunidades carentes. E trouxe para o Rio sua ideia já implementada em São Paulo, através de parceria com a Unisuam de Bonsucesso.
— É muito bom saber que o Gastromotiva está se expandindo e teve o apoio de muitos cariocas. Alguns de nossos alunos estão no Rio gastronomia, atendendo no quiosque do Entretapas. Para crescer ainda mais, precisamos de mais parceiros. Já temos 300 pessoas interessadas nas aulas.
Para a diretora executiva do GLOBO, Sandra Sanches, o Rio Gastronomia entrou de vez para o calendário da cidade.
— O Prêmio Rio Show de Gastronomia é um evento do qual O GLOBO muito se orgulha. Ao longo dos últimos 11 anos, a premiação vem reconhecendo o trabalho de chefs e restaurantes que contribuem para a gastronomia se tornar, cada vez mais, uma vocação do Rio. A festa de premiação abre as portas para o Rio Gastronomia, festival que contribui para divulgar o que há de melhor na culinária carioca. O Rio vem se afirmando como um celeiro de talentos da gastronomia, o que é fantástico para o calendário de eventos que a cidade sediará — afirma.
O secretário municipal de Turismo, Antônio Pedro de Mello, elogiou a diversidade gastronômica da cidade, que é reverenciada no evento.
— O Circuito é uma grande oportunidade para os cariocas e os turistas aproveitarem cardápios especiais para agradar aos mais diversos paladares.
Para o presidente do Sindi-Rio, Pedro de Lamare, o evento está ainda mais consolidado, agregando a cidade através da gastronomia.
— O importante é essa integração. A feira de produtores junto com a rodada de negócios já era um sonho antigo nosso. E junto com as outras atividades agrega ainda mais a cidade - ressalta.
Para o cantor e compositor Moacyr Luz, jurado desde as primeiras edições do evento, qualquer evento na cidade vira um acontecimento:
— Isso aqui é a cara do Rio de Janeiro. O Rio arrebata tudo de uma forma única. Qualquer evento nessa cidade vira um acontecimento mundial. E, diferente do que muita gente pensa, a comida do Rio é muito boa. Ela tem um "quezinho" de carioca em si. Adoro participar, principalmente porque fico nas categorias que mais gosto, que são as de bares, pés sujos, pés limpos...
A noite terminou com discotecagem do DJ Janot.
O Rio Gastronomia é uma realização do GLOBO com apresentação da Riotur, patrocínio master da CEG e do Sebrae, patrocínio do Azeite Gallo e Zero Cal, apoio do governo do estado e do Senac e parceria do Sindicato dos Hotéis, Bares e Restaurantes (SindRio).
|