Muito se fala em Empreendedorismo nos dias atuais, porém são poucos os que realmente entendem o sentido real do termo. A palavra empreendedor (entrepreneur) tem origem francesa e quer dizer aquele que assume riscos e começa algo novo. Segundo este autor: “O empreendedor é aquele que destrói a ordem econômica existente pela introdução de novos produtos e serviços, pela criação de novas formas de organização ou pela exploração de novos recursos em materiais.” (SCHUMPETER, 1949Apud Dornelas, 2000, p. 37).
Já este diz “ que o empreendedor é aquele que cria um equilíbrio, encontrando uma posição clara e positiva em um ambiente de caos e turbulência, ou seja, identifica oportunidades na ordem presente.” (KIRZNER, 1973 Apud Dornelas, 2000 p. 37).
As duas opiniões expõem duas características do empreendedor:
1. O empreendedor quebra paradigmas,
2. O empreendedor cria a suas próprias oportunidades.
A PESSOA DO EMPREENDEDOR
Tempos atrás, acreditava-se que o empreendedor era um indivíduo predestinado ao sucesso dos negócios. Hoje em dia acredita-se que o empreendedorismo pode ser ensinado para outro indivíduo, portanto não se trata apenas de um dom, mas sim de uma habilidade, adquirida por qualquer pessoa.
Existem várias habilidades que uma pessoa para ser empreendedor poderá desenvolver: Habilidades Técnicas que envolvem saber escrever, saber ouvir e captar informações, ser falar, ser organizado, saber liderar e trabalhar em equipe; habilidades gerenciais que incluem a criação, desenvolvimento e gerenciamento de uma nova empresa (marketing, administração, finanças, operacional, produção, tomada de decisões, controle das ações das empresas e ser um bom negociador); e algumas características pessoais como: disciplinado, assumir riscos, ser inovador, ser orientado em mudanças, ser persistente e ser um líder visionário.
O talento do empreendedor resulta da percepção, direção, dedicação e muito trabalho.
ATITUDE EMPREENDEDORA
1. Busca de Oportunidades e Iniciativa: Se antecipar aos fatos e criar novas oportunidades de negócios, desenvolvendo novos produtos e serviços e propondo soluções inovadoras.
2. Persistência: Enfrentar os obstáculos decididamente, buscando ininterruptamente o sucesso, mantendo ou mudando as estratégias de acordo com as situações.
3. Correr Riscos Calculados: Dispor-se a assumir desafios ou riscos moderados e responder pessoalmente por eles. Exigência de Qualidade e Eficiência: Decidir que fará sempre o melhor, buscando satisfazer ou superar as expectativas de prazos e padrões de qualidade.
4. Comprometimento: Fazer sacrifícios pessoais, despender esforços extras para completar uma tarefa: colaborar com os subordinados e até mesmo assumir o lugar deles para terminar um trabalho, esmerar-se em manter os clientes satisfeitos e colocar boa vontade em longo prazo acima do lucro em curto prazo.
5. Busca de Informações: Interessa-se pessoalmente por obter informações sobreclientes, fornecedores ou concorrentes; investigar pessoalmente como fabricar um produto ou prestar um serviço; consultar especialistas para obter assessoria técnica ou comercial.
6. Estabelecimento de Metas: Assumir metas e objetivos que representam desafios e tenham significado pessoal: definir com clareza e objetividade as metas de longo prazo; estabelecer metas de curto prazo mensuráveis.
7. Planejamento e Monitoramento Sistemático: Planejar dividindo tarefas de grande porte em sub-tarefas com prazos definidos; revisar; constantemente seus planos, considerando resultados obtidos e mudanças circunstanciadas, manter registros financeiros e utiliza-los para tomar decisões.
8. Independência e Autoconfiança: Buscar autonomia em relação às normas e procedimentos, manter seus pontos de vista mesmo diante da concepção ou de resultados desanimadores, expressar confiança na sua própria capacidade de complementar tarefa, difícil ou de enfrentar desafios.