SAIBA QUAIS SÃO OS DEZ PROBLEMAS QUE MAIS ESPANTAM OS CLIENTES
Publicado em 13/06/2013
SAIBA QUAIS SÃO OS DEZ PROBLEMAS QUE MAIS ESPANTAM OS CLIENTES
Fonte: site FoodCentral
Diversos fatores influenciam a experiência das pessoas em um restaurante. Atendimento, serviço, qualidade, ambiente... tudo deve ser pensado nos mínimos detalhes para garantir a satisfação e, por consequência, a fidelização dos frequentadores.
Confira a seguir os dez principais erros cometidos pelos estabelecimentos, que podem tornar a ida ao seu restaurante uma experiência desagradável.
1. Falta de higiene: Nada é mais importante em um estabelecimento do que a limpeza. Além do cumprimento das normas da vigilância sanitária, é necessário estar de olho em tudo: das toalhas de mesa à cozinha, passando pelos banheiros, que devem estar sempre impecáveis.
2. Ambiente: Mesas mal posicionadas, muito próximas umas das outras ou perto de locais como a cozinha e os banheiros, podem afugentar a clientela. Além da falta de privacidade, a distribuição dos móveis dificulta o trânsito tanto dos frequentadores quanto dos garçons, prejudicando o serviço como um todo.
3. Falta de pessoal: Mesmo que bem treinada, uma equipe insuficiente pode trazer diversos problemas, da demora no serviço a confusões em contas e pratos. Por isso, analise a sua demanda e tenha sempre um número de funcionários proporcional. Surgiu algum imprevisto ou aumento de movimento? Invista em profissionais temporários!
4. Atendimento de qualidade: Garçons e maîtres são o principal cartão de visita de um restaurante. Por isso, fique atento: se a primeira impressão não é boa, é difícil reverter essa percepção. Gentileza, cordialidade e atenção são fundamentais em qualquer momento.
5. Falta de informação: Conhecer o cardápio profundamente, assim como as normas e os processos da casa, é obrigatório. Na dúvida, instrua a equipe para consultar um superior como opção, mas tudo deve ser feito de forma ágil e discreta.
6. Qualidade da comida: Ninguém volta a um restaurante que oferece comida ruim. Independentemente do tipo de estabelecimento, o capricho e a qualidade do que é servido é uma regra básica. Ingredientes de boa procedência, tempero e temperaturas adequados devem estar presentes em qualquer preparação.
7. Relação custo-benefício: Cobrar de acordo com o que está sendo oferecido é muito importante para atrair e fidelizar clientes. Analise o perfil de seu negócio, pesquise sobre a concorrência e seja consciente na precificação. A busca pela alta lucratividade em detrimento da qualidade pode ser um “tiro no pé”.
8. Demora: Seja em um almoço de negócios ou um jantar descontraído, ninguém gosta de esperar. Organize sua equipe para garantir que, do pedido à entrega da conta, tudo seja feito em um tempo predeterminado. No caso de filas, reserve um local para que as pessoas possam aguardar confortavelmente e ofereça alguma cortesia, como um petisco ou um drink de boas-vindas.
9. Transparência: Deixe bem claro, no caixa ou no cardápio, tudo o que é cobrado à parte, como meias-porções, taxas de rolha, couvert e serviço. Afinal, ninguém gosta desse tipo de surpresa, não é mesmo? Além de desagradável, a cobrança sem o aviso prévio causa uma péssima impressão.
10. Valet: Roubos e furtos de carros que ficam estacionados na rua são problemas comuns, mas muito graves. Ao contratar um serviço de valet, certifique-se da idoneidade da empresa. Oferecer a possibilidade do pagamento junto com a conta é outra dica que garante comodidade e segurança.
DICA: Na hora de analisar todos os fatores de insatisfação dos clientes, tenha em mente os seguintes pilares: estrutura (que inclui o ambiente como um todo e a sua conservação), atendimento (garçons, maîtres, cumins e caixas) e serviço (qualidade dos pratos, precificação, agilidade e eficiência). Faça uma lista de itens e avalie cada um deles. Lembre-se também de que reservar uma parte de sua renda para melhorias é um investimento que pode proporcionar lucros ainda maiores.